Como preparar o café de filtro perfeito



Encarar o café como um ritual pode transformar a maneira como desfrutas da tua bebida favorita todos os dias. Se não estás familiarizado com este conceito ou procuras uma melhor maneira de preparar o teu café em casa, aqui deixo um dos métodos de preparação de café que mais gosto de fazer em casa. 

Porque estar em casa também tem as suas coisas boas. Como preparar um café de filtro perfeito a meio da manhã de trabalho para manter o ritmo até à hora do almoço.

Para fazer um bom café, os dois factores mais importantes são: a qualidade do café e a qualidade da água. No entanto, todos os detalhes são importantes. Uma moagem consistência média - quando muito grossa, o café tem um sabor fraco e, quando muito fina, o sabor fica mais amargo -  usar medições adequadas e ter a temperatura certa da água também melhorará o sabor do café. Para um óptimo resultado o café deve ser consumido logo após a preparação.


Como preparo o meu café de filtro


Café torrado em grão (escolho preferencialmente grãos da América do Sul e 100% arábica)
Cafeteira
Água
Chaleira de água
Filtros de papel
Moedor de café

1. Começo por moer a quantidade de café que vou utilizar. Gosto que fique com uma consistência entre sal grosso e sal fino.

2. Ponho a água a ferver na chaleira.

3. Depois aqueço a cafeteira, ou onde vou fazer o café, com um pouco de água a ferver por alguns minutos.

4.
Coloco o filtro e molho um pouco para retirar o sabor a papel. O uso de filtros em aço inoxidável é recomendável, embora também use filtros em papel.

5. Calculo cerca de duas colheres de sopa (uso a colher de medida da bodum que equivale a 7gr) para duas chávenas de água (de 100 a 150 ml cada). Podem variar a quantidade de café conforme o gosto mais forte ou mais fraco.

6. Coloco a quantidade exacta de água na cafeteira.

 Espreita também aqui como faço o meu café na cafeteira italiana


Sem comentários:

Publicar um comentário

Instagram