Limpeza de casa amiga do ambiente


A maioria dos ingredientes para limpeza, que falei no post sobre uma limpeza de primavera livre de quimicos, são produtos multiusos, podem ser usados, todo o ano, em combinação uns com os outros e em vários lugares da casa. Eis alguns exemplos e receitas:

TODA A CASA

Pisos
Para uma simples e eficaz limpeza de mosaicos, basta combinar uma parte de vinagre branco com duas partes de água quente num balde. Não há necessidade de enxaguar! (Nota: não é recomendado para pisos de madeira).

Paredes
Para limpar paredes, misture ¼ xícara de vinagre branco com 1 litro de água morna e use um pano para esfregar as paredes. Para remover marcas pretas, pode esfregar no local com um pouco de bicarbonato de sódio.

Janelas e Espelhos
Para um limpa vidros multiusos, combine 1 parte de vinagre branco com 4 partes de água e use um pano sem pelo ou folha de jornal para remover o excesso.

Móveis
Limpe madeira envernizada, combinando 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de vinagre branco e um litro de água morna num frasco spray. Pulverize na madeira e depois seque com um pano macio.

W.C.

Sanitários 
Para uma limpeza a fundo, que desodoriza enquanto limpa, juntar ½ xícara de bicarbonato de sódio e cerca de 10 gotas de óleo essencial de tea tree nas loiças sanitárias. Adicionar ¼ xícara de vinagre na tigela e esfregar enquanto a mistura arrefece. Para a limpeza diária, encher uma pequena garrafa de spray com vinagre de limpeza (cerca de 1 chávena) e algumas gotas de um óleo essencial de sua escolha (limão e tea tree ou eucalipto funcionam bem). Pulverize nas loiças sanitárias, deixe descansar por alguns minutos e depois limpe a superfície.

Banheira e chuveiro
Banheiras e chuveiros criam alguma sujidade difícil, mas não é  nada para o para o poder de limpeza do vinagre. Para remover o bolor, borrifar vinagre branco puro na área, deixe descansar por pelo menos 30 minutos e depois enxaguar com água morna. Para a limpeza diária e para remover a espuma do sabão, misturar 1 parte de água com 1 parte de vinagre (e algumas gotas de óleos essenciais opcionalmente) num frasco de spray. Borrifar, deixar descansar por pelo menos alguns minutos e depois limpar.

COZINHA

Bancadas
Para um simples multiusos, misturar partes iguais de vinagre branco ou de limpeza e água num borrifador. Se a bancada é feita de mármore, granito ou pedra, substitua o vinagre por álcool. A acidez o vinagre não é boa para essas superfícies.

Tábuas de Corte
Tudo o que é necessário para limpar e desinfectar as tábuas de corte é… um limão! Corte-o ao meio, passe-o sobre as superfícies, deixe descansar por dez minutos e enxague. Para retirar sujidade maior, salpique um pouco de sal grosso sobre a tábua e esfregue com ½ limão.

Forno
Para limpar a comida endurecida e teimosa que fica no forno, aqueça o forno e borrife com o frasco de spray de vinagre (veja “bancadas” acima) e, em seguida, despeje sal directamente nas áreas afectadas. Desligue o forno, deixe esfriar e, em seguida, use uma toalha molhada para retirar a sujidade. Se mesmo assim não sair, siga as mesmas instruções, mas tente usar bicarbonato de sódio no lugar do sal (deixe descansar por alguns minutos antes de esfregar).

Microondas
Despeje um pouco de vinagre num copo pequeno e misture um pouco de sumo de limão. Coloque a chávena no microondas, programe 2 minutos e deixe a porta fechada por mais alguns minutos. Finalmente, abra a porta e simplesmente limpe todos os lados com um pano ou esponja quente - não é necessário esfregar!

Desentupir o lava-loiças
Comece por ferver cerca de 2 chávenas de água. Despeje ½ chávena de bicarbonato de sódio no ralo e, em seguida, adicione a água enquanto ainda está bem quente. Se isso não resultar, depois de colocar o bicarbonato de sódio, deite ½ xícara de vinagre, cubra-o bem (uma panela deve funcionar bem), espere até que a efervescência diminua (quando o bicarbonato de sódio e o vinagre entrarem em contacto, vão reagir por efervescência) e, em seguida, adicione um copo de água a ferver.

Limpar o Frigorífico
Depois de esvaziar e desligar o frigorífico, adicione cerca de ½ xícara de bicarbonato de sódio a um balde de água quente. Mergulhe um pano limpo na mistura e use-o para limpar o interior do frigorífico.


fotografia Ikea

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram