Esfregão para a loiça em fibra natural

 

Escovas para loiça em madeira e com fibras naturais, são um excelente substituto para as escovas e esponjas de fibras plásticas. Tenho procurado por um esfregão para usar na cozinha que seja natural, tenha algum poder de limpeza, que não venha com embalagens desnecessárias e que seja biodegradável no final da sua vida útil.

Existem alguns esfregões e esponjas naturais disponíveis, mas a maioria que tenho visto tende a ser cara, para o que é, e comparada às suas contra partes sintéticas não sei como será o desempenho e qual a eficácia.

Sem desistir facilmente, decidi projectar o meu esfregão natural, usando fio de sisal. Para fazer esta capa de malha natural, usei um resto de corda, que já tinha de outro projecto. Também pode ser adicionada no núcleo, uma esponja vegetal, ou uma luffa.


Esponja da loiça em fibra natural

Fio de sisal ou corda
Agulhas de tricô
Agulha de coser
Tesoura

1. Coloque 10 pontos de fio na agulha.

2. Comece por tricotar um padrão de malha básico, como este aqui, fazendo um rectângulo com aproximadamente 25 cm de compriemnto. Este fio não é o material mais fácil de tricotar, mas depois de apanhar o jeito, o projeto avança rapidamente.

3. Arremate as pontas. Dobre ao meio e coza usando uma agulha e fio de cordel. Deixe a parte superior aberta.

4. Vire a bolsa do avesso, encaixe uma esponja* se for o caso, e está pronta a utilizar.

*A esponja natural pode ser lavada na prateleira superior da máquina de lavar loiça ou colocada húmida no microondas durante um minuto para desinfectar.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram