Dicas para um dia-a-dia mais sustentável


O esforço para uma vida mais sustentável parte de nós. Diminuir o consumo dos plásticos, é apenas uma das guerras que devemos travar para ajudar a tornar o planeta a ser um lugar melhor, minimizando o contributo para a poluição do ar, da água e do solo. Nem sempre é fácil e ninguém é perfeito, mas mudar alguns hábito, simples, pode não ser assim tão difícil como muitas vezes se julga.


Uma única pessoa pode ajudar a preservar os recursos naturais? Sim. É simples, se tivermos mais atenção às escolhas que fazemos. Comprando apenas o que precisamos e quando precisamos, poupando água e electricidade, utilizando energias renováveis, separando e reciclando o lixo e consumindo produtos que possuam embalagens recicláveis. Todas as (pequenas) mudanças são válidas.

Dicas para um dia-a-dia mais sustentável 

 

No supermercado

Vegetais e frutas. Para encontrar produtos biológicos e sustentáveis, o melhor é recorrer aos os mercados e os mini-mercados locais para comprar a  granel e apoiar a comunidade local. Na maioria das grandes superfícies os produtos biológicos frescos estão, em grande parte, embalados em plásticos.

Sacos. Minimizar o impacto, utilizando, sempre que possivel, sacos pequenos em pano, para as frutas e vegetais, em vez de sacos de plástico. Porém, se não tiver este tipo de sacos, use os disponíveis, tentando colocando o máximo de produtos num mínimo de sacos - todas as acções contam.


No wc

Desmaquilhar. Trocar os discos de algodão descartáveis, por alternativas reutilizáveis, como discos desmaquilhantes de algodão ou bambu ou usar toalhas de microfibra desmaquilhantes (sendo que estas últimas podem não ser a opção mais ecológica, mas por serem reutilizáveis, acabam por ser minimizar o lixo que fazemos com outros produtos descartáveis).  Podem comprar discos de algodão reutilizáveis em lojas de produtos ecológicos, mas também os podem fazer reutilizando tecidos. Depois de lavados, à mão ou na máquina, numa bolsa própria, ficam prontos a utilizar novamente.



Escova de dentes.  Em bambu é uma óptima alternativa às escovas de plástico, por ser um material orgânico e biodegradável. A manutenção é importante, porque o bamboo é um material naturalmente poroso, e por isso escurece com o passar do tempo. Depois de usar é importante lavar, secar com uma toalha e deixar secar ao ar até ao próximo uso. De vez em quando pode ser higienizada numa solução de vinagre e água mas, deve ser trocada de três em três meses.


No escritório

Separar o lixo. Alertar os colegas para separação do lixo, nunca é demais. Por ser um local onde se gasta imenso papel, as opções passam por diminuir o consumo de papel, escolhendo o digital, usando papel reciclado e colocando o papel na reciclagem (ecoponto azul).

Água. Reduzir o número de garrafas de plásticas vendidas é de extrema importância, porque a quantidade de garrafas de plástico consumidas diariamente no mundo é imensa. Por isso ter uma garrafa reutilizável, é uma excelente solução. Pode reutilizar usar uma qualquer garrafa de vidro e assim dar-lhe uma nova vida útil sem ter que comprar uma garrafa especifica para o efeito.  

Copo reutilizável. Para quem, ao longo do dia, bebe café ou chá, ter um copo ou caneca de vidro para uso pessoal, no escritório, é uma óptima solução. Basta de beber café nas ridículas mini chávenas de plástico.

Cápsulas de café. As cápsulas de café foram uma invenção muito prática e que nos veio permitir poupar tempo e trabalho. Mas geram imenso desperdicio. Para reduzir o impacto das cápsulas no ambiente, pode usar uma cápsula de café reutilizável. Existem à venda vários modelos compativéis com as diversas marcas de café existentes no mercado. Depois, é só lavar a cápsula, para voltar a usar e ainda pode reutilizar as borras de café: como exfoliante para o corpo ou nos vasos das plantas.



Já mudaram alguma coisa, ou pensam mudar de forma a tornar as vossas rotinas mais amigas do ambiente?





Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram