Receitas para uma limpeza de Primavera livre de químicos


Depois do Inverno,  com  o frio e a chuva a não deixar abrir tantas vezes as janelas, uma boa limpeza é a lufada de ar fresco que toda a casa precisa. Quando o tempo começa a aquecer, é sinal para abrir as janelas - e também para abrir o armário de material de limpeza.

Tenho tentado reabastecer as garrafas de produtos de limpeza domésticos, com alguns produtos de limpeza caseiros. Não só é ambientalmente mais amigável (reutilização de garrafas e plásticos em vez de as deitar no lixo) mas é também uma forma de utilizar menos produtos químicos.  Mas calma, lá por estarmos a tentar levar uma vida conscientemente sustentável, não vamos deitar fora tudo o temos só porque (ainda) não é "eco-friendly". Em vez disso, trabalhamos com os produtos que temos e quando for hora de substituir, substituímos. Se possivel, com produtos menos tóxicos e mais amigos do ambiente.

Todas as semanas (ou semana sim semana não), a limpeza da casa faz parte da rotina. É cansativo mas só assim se consegue manter a casa e o espírito em ordem. No inicio de cada estação, especialmente na Primavera, gosto de fazer uma limpeza maior, mais a fundo - janelas, paredes, roupas.

Felizmente, produtos de limpeza carregados de produtos químicos não são o único meio de manter uma casa limpa. Quando fazemos os nossos produtos  de limpeza, estamos a reduz o desperdício de embalagens e também a libertação de produtos químicos domésticos que podem contribuir para a poluição do ar e da água. Assim, ajudamos a proteger o meio ambiente e economizamos algum dinheiro. A melhor notícia? A maioria dos produtos de limpeza mais potentes podem estar na nossa despensa. Estes são alguns dos produtos de limpeza não tóxicos mais comuns (e mais úteis):

Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é um item básico da despensa com habilidades comprovadas de matar vírus que também limpa, desodoriza , ilumina e corta gordura e sujeira..

Vinagre Branco
Graças à sua acidez, o vinagre é nada menos do que um prodígio de limpeza - elimina efectivamente (e suavemente!) gordura, espuma de sabão, bolores e sujidade.

Sumo de limão
O sumo de limão natural aniquila mofo e bolor, corta a gordura e dá brilho (também cheira muito bem).

Azeite
Este óleo de cozinha serve tanto para limpar como para polir.

Óleos essenciais
Óleos essenciais ganharam popularidade graças à aromaterapia, mas estes compostos extraídos das plantas também são perfeitos para juntar aos produtos de limpeza caseiros (especialmente se não gosta do cheiro de vinagre). O meu preferido é sempre o óleo essencial de eucalipto.

Pulverizador Ikea - feito a partir de desperdícios de filme de plástico, usado para proteger alguns produtos Ikea.
A maioria destes ingredientes pode ser usada em combinação uns com os outros e muitos desses produtos de limpeza podem ser usados ​​em vários lugares da casa. Eis alguns exemplos e receitas:

TODA A CASA

Pisos
Para uma simples e eficaz limpeza de mosaicos, basta combinar uma parte de vinagre branco com duas partes de água quente num balde. Não há necessidade de enxaguar! (Nota: não é recomendado para pisos de madeira).

Paredes
Para limpar paredes, misture ¼ xícara de vinagre branco com 1 litro de água morna e use um pano para esfregar as paredes. Para remover marcas pretas, pode esfregar no local com um pouco de bicarbonato de sódio.

Janelas e Espelhos
Para um limpa vidros multiusos, combine 1 parte de vinagre branco com 4 partes de água e use um pano sem pelo ou folha de jornal para remover o excesso.

Móveis
Limpe madeira envernizada, combinando 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de vinagre branco e um litro de água morna num frasco spray. Pulverize na madeira e depois seque com um pano macio.

W.C.

Sanitários 
Para uma limpeza a fundo, que desodoriza enquanto limpa, juntar ½ xícara de bicarbonato de sódio e cerca de 10 gotas de óleo essencial de tea tree no vaso sanitário. Adicionar ¼ xícara de vinagre na tigela e esfregar enquanto a mistura arrefece. Para a limpeza diária, encher uma pequena garrafa de spray com vinagre de limpeza (cerca de 1 chávena) e algumas gotas de um óleo essencial de sua escolha (limão e tea tree ou eucalipto funcionam bem). Pulverize nos assentos do vaso sanitário, deixe descansar por alguns minutos e depois limpe a superfície.

Banheira e chuveiro
Banheiras e chuveiros criam alguma sujidade difícil, mas não é  nada para o para o poder de limpeza do vinagre. Para remover o bolor, borrifar vinagre branco puro na área, deixe descansar por pelo menos 30 minutos e depois enxaguar com água morna. Para a limpeza diária e para remover a espuma do sabão, misturar 1 parte de água com 1 parte de vinagre (e algumas gotas de óleos essenciais opcionalmente) num frasco de spray. Borrifar, deixar descansar por pelo menos alguns minutos e depois limpar.


COZINHA

Bancadas
Para um simples multiusos, misturar partes iguais de vinagre branco ou de limpeza e água num borrifador. Se a bancada é feita de mármore, granito ou pedra, substitua o vinagre por álcool. A acidez o vinagre não é boa para essas superfícies.

Tábuas de Corte
Tudo o que é necessário para limpar e desinfectar as tábuas de corte é… um limão! Corte-o ao meio, passe-o sobre as superfícies, deixe descansar por dez minutos e enxague. Para retirar sujidade maior, salpique um pouco de sal grosso sobre a tábua e esfregue com ½ limão.

Forno
Para limpar a comida endurecida e teimosa que fica no forno, aqueça o forno e borrife com o frasco de spray de vinagre (veja “bancadas” acima) e, em seguida, despeje sal directamente nas áreas afectadas. Desligue o forno, deixe esfriar e, em seguida, use uma toalha molhada para retirar a sujidade. Se mesmo assim não sair, siga as mesmas instruções, mas tente usar bicarbonato de sódio no lugar do sal (deixe descansar por alguns minutos antes de esfregar).

Microondas
Despeje um pouco de vinagre num copo pequeno e misture um pouco de sumo de limão (quantidades exactas realmente não importam). Coloque a chávena no microondas, e ligue o microondas por 2 minutos e deixe a porta fechada por mais alguns minutos. Finalmente, abra a porta e simplesmente limpe todos os lados com um pano ou esponja quente - não é necessário esfregar!

Desentupir o lava-loiças
Comece por ferver cerca de 2 chávenas de água. Despeje ½ chávena de bicarbonato de sódio no ralo e, em seguida, adicione a água enquanto ainda está bem quente. Se isso não resultar, depois de colocar o bicarbonato de sódio, deite ½ xícara de vinagre, cubra-o bem (uma panela deve funcionar bem), espere até que a efervescência diminua (quando o bicarbonato de sódio e o vinagre entrarem em contacto, vão reagir por efervescência) e, em seguida, adicione um copo de água a ferver.

Limpar o Frigorífico
Depois de esvaziar e desligar o frigorífico, adicione cerca de ½ xícara de bicarbonato de sódio a um balde de água quente. Mergulhe um pano limpo na mistura e use-o para limpar o interior do frigorífico.


fotografias Ikea

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram