Limpeza de Primavera livre de químicos


Depois do Inverno,  com  o frio e a chuva a não deixar abrir tantas vezes as janelas, uma boa limpeza é a lufada de ar fresco que toda a casa precisa. Quando o tempo começa a aquecer, é sinal para abrir as janelas - e também para rever o armário de material de limpeza.

 

Reutilizar

Reutilizar as garrafas de produtos de limpeza domésticos, com produtos de limpeza caseiros, não só é ambientalmente mais amigável (reutilização de garrafas e plásticos em vez de as deitar no lixo) mas é também uma forma de utilizar menos produtos químicos.  Mas calma, lá por estarmos a tentar levar uma vida conscientemente sustentável, não vamos deitar fora tudo o temos só porque (ainda) não é "eco-friendly". Em vez disso, trabalhamos com os produtos que temos e quando for hora de substituir, substituímos (se possivel, com produtos menos tóxicos e mais amigos do ambiente).

Reduzir os produtos químicos na limpeza

Felizmente, produtos de limpeza carregados de produtos químicos não são o único meio de manter uma casa limpa. Quando fazemos os nossos produtos  de limpeza, estamos a reduzir o desperdício de embalagens e também a libertação de produtos químicos domésticos que podem contribuir para a poluição do ar e da água. Assim, ajudamos a proteger o meio ambiente e economizamos algum dinheiro. A melhor notícia? A maioria dos produtos de limpeza mais potentes podem estar na nossa despensa. Estes são alguns dos produtos de limpeza não tóxicos mais comuns (e mais úteis):

Bicarbonato de sódio

É um produto ecológico, natural e biodegradável. É versátil e económico, porque pode substituir eficazmente muitos outros produtos de limpeza. Além disso é polivalente, já que pode ser usado na higiene pessoal e da roupa, pela sua acção desodorizante e desinfectante, para uso alimentar, uso doméstico e limpeza do jardim.

Vinagre branco de limpeza

Graças à sua acidez, o vinagre é nada menos do que um prodígio de limpeza - elimina efectivamente  a gordura, espuma de sabão, bolores, higieniza e neutraliza odores.

Sumo de limão

O sumo de limão natural aniquila mofo e bolor, limpa a gordura e dá brilho (também cheira muito bem).

Azeite

Este óleo de cozinha serve tanto para limpar como para polir as madeiras.

Óleos essenciais

Óleos essenciais ganharam popularidade graças à aromaterapia, mas estes compostos extraídos das plantas também são perfeitos para juntar aos produtos de limpeza caseiros (especialmente se não gosta do cheiro de vinagre). O meu preferido é sempre o óleo essencial de eucalipto.




fotografia Ikea

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram