Quando exactamente devo descartar os meus produtos de maquilhagem?


Muitas pessoas não se apercebem que, como qualquer coisa perecível, a maquilhagem tem um período de validade. Além do facto de que maquilhagem antiga não funcionar muito bem, se não tivermos cuidado, pode até mesmo ser prejudicial à pele e causar irritação.

A maioria dos rótulos de produtos de beleza tem um símbolo de frasco aberto que indica quanto tempo ele durará depois de o abrir, mas actualmente não é exigida à indústria cosmética que os produtos tenham uma data de validade. Por isso, quando devemos deitar fora a maquilhagem vai depender do tipo de produto e começa a contar a partir do momento de abertura. Estas são algumas directrizes que sigo em relação aos meus produtos de maquilhagem.

Lápis - 1 a 2 anos

Lápis (delineador de lábios, delineador e lápis de sobrancelhas) podem ser afiados, então a boa notícia é que começamos do zero, depois de uma boa afiadela e um borrifo com álcool. Mas isso não significa que eles durarão para sempre. Se um lápis secar e começar a puxar a pele, provavelmente é hora de lhe dizer adeus.

Batom e Gloss - 1 ano

Como o batom e o gloss são aplicados na área da boca, é uma boa ideia substituí-los todos os anos. Estes produtos devem ser armazenados num local fresco e sem humidade. Não mantenham produtos para os lábios num local quente.

Base e Corrector - 1 a 2 anos

Bactérias amam base e o corrector, especialmente se não estiverem num fraco com pump. Qualquer alteração no cheiro, na cor ou na consistência significa que é hora de deitar fora - aplicá-lo pode causar irritação ou fungos. Estes produtos destinam-se a cobrir manchas, não causá-las!

Pós - 2 anos

Os produtos em pó (base em pó, blush, sombras, bronzeadores e contornos) duram mais do que qualquer outro cosmético colorido, mas se partirem antes de expirar a data de validade, o melhor é  deitá-los fora.
Tal como acontece com todos os produtos em que se usam pincéis de maquilhagem ou os dedos, devemos ter sempre as mãos limpas e os pincéis devem ser limpos semanalmente, para evitar a disseminação de bactérias.

Máscara de pestanas e Eyliner Líquido - 3 a 6 meses

Não devemos agitar o pincel dentro do tubo da máscara de pestanas, apesar de ser uma prática comum. Ao fazer isto o ar é empurrado para dentro do tubo, fazendo com que ele seque e deixe entrar bactérias. A utilização de produtos líquidos para os olhos com prazo de validade expirado pode causar vermelhidão, comichão, conjuntivite, entre outros problemas. E claro, nunca partilhem estes produtos com um amigo!

foto Bru-nO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram