Protector de madeira caseiro (seguro para alimentação)



Há poucas coisas que eu absolutamente preciso ter na minha cozinha. Não preciso de tachos e panelas extravagantes, ou ferramentas impressionantes que eu nunca vou usar, ou gadgets de uso único como cortadores de abacate!
Na verdade, para ter certeza de que consigo preparar uma boa refeição usando o que estiver por perto, tudo o que preciso é uma boa faca, uma pitada de sal, alho e uma colher de pau.

As colheres de pau e qualquer outro acessório em madeira, parecem ter caído em desuso nas cozinhas domésticas. Nos balcões alheios, os utensílios de madeira são consistentemente superados em número pelos feitos de outros materiais - plástico, de aço inoxidável ou silicone.

Tantas pessoas negligenciam a nostálgica colher de pau, uma  ferramenta de cozinha eficiente e histórica, ignorando as muitas razões pelas quais as colheres de madeira são melhores que as demais.

As colheres de pau,


não riscam o acabamento de superfícies anti aderentes nem deixam marcas em delicadas panelas de cobre. Isso é especialmente importante para pratos em que é preciso mexer muito, como caramelo, risoto e doces.

são termicamente neutras. Colheres de pau colocadas num doce a alta temperatura ou outra receita sensível à temperatura não causam choque, evitando assim a cristalização imediata. Elas também não são condutores, o que significa que não tiram calor do prato - e não queimam, quando as agarramos.

são firmes o suficiente para mexer guisados ​​grossos ou massas, e podem resistir à pressão de raspar as partes queimadas do fundo das panelas.

são resistentes ao calor. Não vão derreter em xaropes quentes nem quando descansarem numa panela quente. Isso não significa que eles não vão queimar, é claro, mas até mesmo colheres de pau com pedaços queimados são utilizáveis. Eles também não liberam substâncias químicas quando usados ​​em pratos quentes, como alguns plásticos fazem.

são à prova de receita. Alguns utensílios de metal podem reagir com alimentos ácidos, como molhos de tomate ou marmelada.

Cuidar 
Os melhores utensílios são feitos com madeiras resistentes como o freixo, carvalho ou pinho. Quando bem estimada a madeira dura anos e é um dos materiais mais versáteis para se fazer um utensílio de cozinha. Quando começam a aparentar secos ou "baços", deve usar-se um protector de madeira ou um óleo, para manter a maleabilidade e o brilho.

PROTECTOR DE MADEIRA CASEIRO

Para prolongar a vida destes acessórios, usar óleo de coco na sua manutenção é uma boa alternativa aos óleos minerais, que existem à venda para este fim e que são feitos à base de petróleo. O mais importante é que este óleo seja extra virgem e prensado a frio, para não ficar rançoso - atenção que estas propriedades têm que estar descritas na embalagem.

O procedimento é o seguinte:
Esfregar cada utensílio com o óleo de coco e deixar repousar durante a noite, para assentar e absorver. Após este período, deve limpar-se o excesso e passar por água corrente sem encharcar, antes de voltar a usar.

Higiene 
Utensílios de madeira, como colheres de pau e tábuas de corte são usadas há décadas, séculos até. Caíram em desuso nos anos 90, pela fobia das bactérias e foram substituídas por plásticos baratos e aço inoxidável. No entanto, pesquisas sugerem que a madeira, continua a ser segura para usar na cozinha.

Sim, a madeira é porosa e pode absorver líquidos e óleos da comida. No entanto, um estudo descobriu que esses líquidos - e qualquer bactéria que se esconde neles - não retornam à superfície uma vez que são absorvidos pelas células da madeira. Essas bactérias também não se multiplicam, acabando por morrer.

A melhor maneira de eliminar bactérias da superfície de madeira é lavá-la depois de utilizar, com detergente e água quente. Preferencialmente, deixando secar ao ar para evitar contaminação com germes de uma toalha de mão. Um ciclo na maquina de lavar loiça a alta temperatura, também pode eliminar as bactérias na superfície destes utensílios, mas não é o mais aconselhável em termos de durabilidade.

Dito isto, é bom ressalvar que colheres de pau e outros acessórios em madeira são duráveis, mas podem rachar, especialmente se as usar repetidamente em pratos extremamente quentes ou as lavar na máquina de lavar louça. O ciclo de secagem é particularmente perigoso para a madeira. A comida pode ficar presa nessas rachaduras e fendas, o que pode levar ao crescimento bacteriano que não se consegue lavar ou limpar facilmente. Se o seus utensílios de madeiram, começarem a mostrar esses sinais de danos, é melhor pensar em substitui-los.

Utensílios cedidos pela Gradirripas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram