5 passos para uma rotina de cuidados da pele seca e desidratada



Antes de começar, é muito importante lembrar que a pele de cada um é única e reagirá de maneira diferente aos mesmos produtos ou ingredientes.

Não existe um produto do tipo “tamanho único” e estas são as rotinas que actualmente uso e recomendo, para uma pele seca e desidratada, mas não é garantido que funcionem de igual modo. Cuidar da pele é um processo e os resultados exigem consistência e paciência e, em muitos casos, simplicidade. 

Mesmo que cada tipo de pele exija um conjunto diferente de produtos para manter uma derme saudável, existem alguns ingredientes que todos podem beneficiar. O protector solar deve ser uma prioridade, pois os danos causados ​​pelo sol podem causar uma variedade de problemas tanto a longo quanto a curto prazo, bem como antioxidantes e factores hidratantes que suportam a barreira da pele. Estes ingredientes formam a base de uma boa rotina “geral” que deve ajudar a manter a pele saudável e capaz de se proteger e de se reparar eficazmente.

A minha pele que é normalmente seca, fica especialmente desidratada no Inverno. Para perceber melhor, aconselho a ler no blog da Marta Ferreira, A pele que habito, um excelente post onde se explica a diferença entre pele seca e pele desidratada.

Obviamente, com este tipo de pele, o objectivo principal é mantê-la, sempre, bem hidratada. Cada um destes passos faz exactamente isso e ajuda a pele a ficar preenchida, macia e suave. No geral, as minhas rotinas de cuidados com a pele têm sido assim:

Manhã


  1. Limpeza - De manhã uma limpeza com uma boa dose de água fria e a Loção de Limpeza Hidratante da Cerave para limpar e hidratar sem alterar a barreira protectora da pele, é suficiente. É um sabonete cremoso, com 3 ceramidas essenciais e ácido hialurónico e contém 5% de Creme Hidratante que retém a hidratação enquanto remove a oleosidade e sujidade.
  2. Creme de olhos - O gel-creme revitalizante da Noreva, ajuda a hidratar e energizar a pele desidratada com sinais de fadiga. Hidrata intensamente, refresca e atenua a aparência das olheiras, os papos, as linhas e rugas. Supostamente proporciona um efeito lifting nas pálpebras móveis. O contorno de olhos Sensibio da Bioderm, também é óptimo e amigo das peles sensíveis. 
  3. Sérum - O sérum Mineral 89 da Vichy, é um cuidado hidratante, protector e potenciador dos cuidados anti-envelhecimento, indicado para todos os tipos de pele. Não é um passo obrigatório, mas reforça a barreira cutânea e fortalece a pele contra as agressões externas diárias (poluição, stress, fadiga), ao mesmo tempo que potencia os efeitos dos cuidados anti-envelhecimento posteriores. Tem uma textura fluída, absorve rapidamente e não deixa uma sensação colante. Já falei dele, com mais detalhe aqui.
  4. Creme Hidratante - O creme Physiogel tem uma acção calmante e super hidratante e é óptimo quando a pele se encontra mais seca e irritada. O Cream Gel Hydro Expert da marca Cien (Lidl - edição limitada), é um creme  bom para o dia-a-dia (muito económico), com uma consistência entre o gel e o creme, que hidrata bem, não pesa no rosto e não tem fragrância.
  5. Protector solar - O Photoderm Spot da Bioderma limita a ativação da pigmentação fotoinduzida - inibição da síntese de melanina, o que para quem tem manchas no rosto, ajuda bastante. Tem ainda na sua composição a patente Bioproteção Celular que activa as defesas naturais da pele, protege contra danos celulares e combate o envelhecimento precoce cutâneo.

Noite




  1. Limpeza dupla - Há noite a limpeza é dupla. Recomendo a Manteiga Desmaquilhante da The Body Shop, quando a maquilhagem é mais pesada: ao aquecer nas mãos derrete transformando-se em óleo e em contacto com a pele começa a desfazer a maquilhagem. Para retirar, passar por agua morna ou usar um disco de algodão húmido. Nos outros dias em que a maquilhagem é mínima ou nenhuma a Água Micelar da Bioderma (seguida de enxaguamento) é suficiente. Para terminar, uma passagem com o leite desmaquilhante fisiológico da La Roche Posay, que não contém sabão nem álcool e é enriquecido com água termal La Roche Posay que possui propriedades suavizantes e calmantes.
  2. Tónico - Para eliminar as últimas impurezas e vestígios de maquilhagem, equilibrar o ph da pele e a prepará-la para os cuidados hidratantes, um tónico suave, como a Loção Tónica Hidratante da Caudalie, por todo o rosto com a ajuda de um disco de algodão sem esfregar (não necessita de enxaguamento).
  3. Sérum - O ácido hialurónico atraí até 1.000 vezes seu peso em água. O tamanho molecular do AH determina a profundidade de introdução nas camadas superiores da pele. O sérum de Ácido Hialurónico 2% + B5 da The Ordinary combina AH de baixo, médio e alto peso molecular, numa concentração combinada de 2% para hidratação em várias profundidades, numa fórmula sem óleo. Isto significa que este sérum não só ajuda a hidratar as camadas mais profundas da epiderme, mas também bloqueia a humidade existente e a absorve facilmente. Este produto é enriquecido com vitamina B5 adicional, que aumenta a hidratação da superfície da pele e ajuda o  ácido hialurónico a fazer o seu trabalho. Já falei dele aqui.
  4. Óleo -  Embora não sejam a solução definitiva para problemas de pele,  os óleos fazem a sua parte, reparando e protegendo a barreira da pele, ajudando a absorver os outros produtos para a pele. O 100% Cold-Pressed Virgin Marula Oil da The Ordinary é óptimo para reduzir a vermelhidão e hidratar a pele seca e irritada. Não é pesado, nem deixa sensação oleosa. 
  5. Creme Hidratante - O creme DermAbsolu Bálsamo de Noite Reconfortante da Avene, tem um ação nutritiva concedida pela sua elevada concentração em ingredientes emolientes mas também pela presença de Glycoléol: um ativo capaz de restaurar a elasticidade e conforto da pele através da sua acção precursora da formação de lípidos essenciais. Esta fórmula contém água termal Avène, que tem uma acção suavizante e hidratante, bem como ácido hialurónico e polifenóis de baunilha. Segundo a marca, a patente Sytenol permite ainda redesenhar gradualmente o oval do rosto graças à sua acção reestruturante celular.
  6. Sono de Beleza! - Este é o passo extra e não menos importante. A ciência confirmou que o sono de beleza é de facto uma necessidade, pois cada célula de nosso corpo - incluindo as células da pele - usa esse tempo para se recuperar e se regenerar. Mais especificamente, é durante a noite que as células saudáveis ​​e frescas sobem à superfície da pele e os danos acumulados ao longo do dia são reparados.
Como eu disse anteriormente, o cuidado com a pele não é uma ciência exacta e cada pele pode reagir exactamente como deveria ou não reagir. Essas recomendações são um guia para ajudar a escolher os produtos certos, mas depois é importante acompanhar como a pele reage e se ajusta. Pode gostar de usar um ingrediente mais ou menos ou alguns produtos podem funcionar muito bem e outros não. Não tenha medo de experimentar (com cuidado) e realmente tentar descobrir a resposta certa para a sua pele.


fotografia - McKinsey

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram