Barras energéticas de aveia


Domingo é dia de relax, dormitar no sofá e inventar na cozinha. Quem não?!! Este que passou não foi diferente e resolvi testar uma receita que andava debaixo de olho à algum tempo.
O tema das receitas sem açúcar é algo que me interessa bastante e de volta e meia gosto de testar algumas receitas que vejo pela net. Ás vezes saem bem, outras vezes nem por isso, mas não desisto.

Esta receita, já tinha tentado fazer antes e apesar de não ter corrido como pretendia, ficou deliciosa na mesma - clica aqui para ver como ficou. 

Estas barras são inspiradas na receita que a youtuber/inlfluencer Song of Style, de Los Angeles, partilhou à algum tempo no seu canal. Ela chama-lhes raw bars, mas na minha opinião, raw bars são barritas não cozinhadas, ou seja todos os ingredientes são crus, o que não é o caso nesta receita, porque alguns ingredientes vão ao forno. Por isso vou chamar-lhes apenas de barras energéticas de aveia, porque têm frutos secos, aveia e tâmaras e são óptimas para picar entre refeições ou comer depois do exercício físico.

BARRAS ENERGÉTICAS DE AVEIA

1 chávena Flocos de aveia grossos
4 colheres de sopa de sementes de chia
1/4 chávena de sementes de girassol
1/4 chávena de sementes de abóbora
1/4 chávena de linhaça moída
1/4 chávena de óleo de coco
10 a 12 tâmaras grandes
Coco ralado

Misture os ingredientes secos primeiro - aveia, chia e as restantes sementes - numa tigela. Depois junte o óleo de coco e misture bem.

Pré-aqueça o forno a 120 - 150 ° C e espalhe o preparado uniformemente, num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.

A Aimee Song recomenda deixar no forno durante 15 minutos, mas vai depender do vosso forno. Aos 6 minutos mexi com uma colher de pau e deixei apenas 12 minutos.

Entretanto remova os caroços das tâmaras e parta-as em  pedaços pequenos.

Depois de retirar a mistura do forno, junte os pedaços de tâmaras e misture bem, com as mãos, pressionando bem as tâmaras para unir o melhor possível.

Coloque num recipiente forrado com papel vegetal e finalize com coco ralado.

Guardei-as no congelador durante cerca de 2 horas. Quando estavam bem rijas, retirei do congelador e parti-as no formato de barritas. Guardei uma parte no congelador, para ir tirando conforme preciso e não as comer todas de uma só vez!

São deliciosas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram