GRANOLA SEM AÇÚCAR


Comecei a fazer esta receita, inspirada pelas barras energéticas, que a blogger Aimee Song, está sempre a fazer e trincar. A minha ideia era ter um snack diferente, para trincar a meio da tarde, não só para fugir às ofertas super processadas do supermercado, mas também para experimentar uma versão que não tivesse açúcar, mel ou outro xarope doce. 

O resultado final não ficou como era suposto - se calhar devia ter usado mais óleo de coco, ou juntado um pouco de água - mas isso não foi um problema, porque ficou uma GRANOLA ESPETACULAR!!!

Gosto de fazer granola em casa, sempre que posso, para tentar fugir às granolas cheias de açúcar que se encontram à venda nas grandes superfícies, que são uma autêntica armadilha, extremamente processadas e autênticas bombas de açúcar. 



O segredo desta receita são as tâmaras. Este fruto é uma excelente fonte de vitaminas e sais minerais e um adoçante natural perfeito. A tâmara é um fruto muito doce, sendo composta por 72% de hidratos de carbono simples, como a glicose, a frutose e a sacarose, mas também complexos, o que a torna num alimento muito energético, proporcionando a libertação instantânea de energia. Atenção à quantidade consumida, porque como tudo que seja consumido em excesso, passa a ter um efeito negativo num ápice.

GRANOLA SEM AÇÚCAR PROCESSADO

2 chávenas de flocos de aveia grossos
1 chávena de mix sementes de abóbora, linhaça e girassol
1 colher sopa de sementes de chia
2 colheres de sopa de óleo de coco
150 grs tâmaras
1 punhado de nozes
coco ralado


No primeiro passo  para fazer esta granola, misturei os ingredientes secos primeiro - aveia, chia , mix de sementes - numa tigela. Depois juntei as duas colheres óleo de coco e misturei bem.

Pré-aqueci o forno a 120 - 150 ° C e espalhei o preparado uniformemente, num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Song recomenda deixar no forno durante 15 minutos, mas vai depender do vosso forno. Eu dei uma misturadela aos 6 minutos e deixei apenas 12 minutos. Quando a granola ficou com uma cor dourada, retirei do forno. 

Entretanto removi os caroços das tâmaras e parti-as em pequenos pedaços. 
Depois juntei as nozes e as tâmaras à granola e misturei tudo, com as mãos, pressionando bem as tâmaras e unindo o melhor possível. Talvez se tivesse juntado um pouco de água, neste passo, conseguisse com que a mistura ficasse mais compacta, de maneira a facilitar o formar das barritas.

Ainda assim, coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhei com coco ralado. Ficou a descansar algumas horas e depois, como não a mistura não ficou 100% compacta, optei por partir tudo e colocar num frasco para usar como granola. 

É uma delicia ao pequeno almoço, com iogurte natural e maçã cozida, em água e sem açúcar. 
Ah! E vou voltar a tentar fazer essas barras energéticas da moda!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

FOLLOW @FEDRA_F