6 DICAS PARA ZERO DESPERDÍCIO


Este é o ano em que quero começar a levar a sério a questão do lixo e tentar procurar alternativas para minimizar o desperdício, cá em casa. 

Adoptar uma gestão inteligente dos resíduos é uma oportunidade para a construção de uma sociedade mais saudável, solidária e sustentável. Por pouco que seja toda a contribuição positiva é válida.


Consumo consciente

Adoptar um consumo consciente, é muito importante. Isto é, repensar as nossas escolhas e ponderar todos os fatores envolvidos nela, além do preço. Assumir o meu armário cápsula, foi o primeiro passo para iniciar a minha jornada zero lixo, ou pelo menos de menos desperdício. Além disso, outro exemplo é roupa que já não uso, que costumo dar a amigos ou familiares ou doar a instituições que precisem. Pode parecer óbvio, mas vale sempre a pena repetir: tudo o que levamos para casa tem ser processado de uma forma ou de outra. Se não for usado, reciclado ou reaproveitado vai acabar no lixo. 



Sacos de pano/reutilizáveis

A dica é ter sempre pelo menos um saco reutilizável quando vamos ao supermercado. Não quer dizer que não possamos levar para a casa um ou outro saco de plástico – especialmente para levar as fruta e legumes ou outros produtos de origem orgânica podem soltar líquidos (como carne, queijo fresco, etc.). Até porque esses sacos podem ser reutilizados para colocar o lixo ou no transporte de algum outro material. O ideal seria não usar, de todo, sacos de plástico, mas ainda é difícil. Se comprarmos um saco de plástico, sempre que vamos ao supermercado, vamos de certeza juntar uma quantidade muito maior do que precisamos, quando podemos (e devemos) reduzir isso. 


Palhinhas descartáveis

Estimam-se que são usadas por dia aproximadamente 500 milhões de palhinhas descartáveis nos Estados Unidos e mais de 1 trilião em todo o mundo. Eu optei por palhas de aço inoxidável, que já reutilizei várias vezes e até já as partilhei no meu instagram em várias fotos deliciosas ;) – como este smoothie verde – e estou muito satisfeita. Comprei quatro unidades e dei duas, evitando o desperdício e ajudando alguém também a reduzir o seu lixo ;) Existem noutros materiais sustentáveis como bambu ou vidro.


Embalagens

Escolher embalagens maiores é sempre boa ideia, simplesmente porque geram menos lixo. Reutilizar essas embalagens, enchendo com outros líquidos ou devolver embalagens com tara/retornáveis (água, cerveja, vinho, por exemplo), são boas opções para reduzir a quantidade de recursos utilizados e também a quantidade de resíduos gerados após seu consumo.
Comprar produtos a granel, é uma opcção que gosto muito, porque além podermos levar apenas a quantidade que desejamos podemos também optar por usar sacos reutilizáveis.

Reutilizar

Das coisas que compramos diariamente, quantas conservamos por mais de um ano? Não muitas. 
Hoje em dia já não se guarda o que seja, e embora possamos reciclar, muitas vezes não reutilizamos. É importante referir que reutilizar não é a mesma coisas que reciclar. Infelizmente, agora, mais do que nunca, faz parte da normalidade deitar fora tudo o que parece já não ter utilidade. Não é assim tão difícil transformar algo que iria para o lixo num objecto útil. Usar a criatividade pode ser muito proveitoso a vários níveis. Como transformar um frasco de pickles, num candeeiro, por exemplo. 



Apostar em novas receitas e reduzir o desperdício

No dia-a-dia, em sua casa, tento utilizar ao máximo os alimentos, procurando receitas que aproveitem partes que seriam descartadas de legumes, frutas e verduras, como talos e cascas. Por exemplo, quando faço espargos, costumo guardar a parte mais rija perto da base, que depois uso para a sopa.
Pensar antes de comprar, comprando apenas a quantidade que vou consumir, vai reduzir o desperdício. Ao descartar um alimento, o impacto é grande. Além de gerar mais resíduos, estamos a desperdiçar todos os recursos utilizados para a sua produção, o que inclui a mão-de-obra, o combustível e gases emitidos no transporte, a energia consumida para sua exposição do supermercado, etc.

Estas são só algumas ideias que tento por em prática todos os dias e reconheço que ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas o importante é começar por algum lado e estar consciente da necessidade da mudança de hábitos. 

Agradeço mais ideias para evitar o desperdício e ajudar a reduzir o lixo. Partilha nos comentários as tuas dicas. 




Sem comentários:

Enviar um comentário

FOLLOW @FEDRA_F