COMO ORGANIZO O MEU FEED DO INSTAGRAM


De todas as redes sociais a que mais me cativa é de longe o Instagram. Toda a estética da aplicação me cativa e admito que o meu guilty pleasure é tirar fotografias a tudo e mais alguma coisa, ter imensas fotos guardadas no telemóvel e planear o feed do meu Instagram com muita antecedência!


Quem não gosta de ver um feed de instagram organizado ponha o dedo no ar!

Gosto de fazer um estudo prévio da minha grelha, do Instagram, e tentar manter um feed organizado e uniforme. Normalmente não costumo partilhar no momento exacto em tiro a fotografia.Vou guardando e estudando o melhor spot para as colocar. Cada vez mais há uma inclinação maior para a qualidade vs quantidade, por isso opto por fazer um género de curadoria do instagram.

Faço a mesma rotina em todas as fotos e tento não editar as imagens em demasia. Para simplificar uso apenas duas aplicações (já usei outras, mas hoje acho que demasiadas apps complicam demais o processo simples de partilhar uma imagem). Uso sempre duas: SNAPSEEDUNUM. A primeira para fazer algumas edições necessárias e a segunda para organizar a grelha do feed.

SNAPSEED

SNAPSEED é uma aplicação desenvolvida pela Google e umas das app gratuitas de edição de imagem mais usadas, disponíveis para iPhone e Android. Considero extremamente user friendly. Além das funções de edição padrão, como brilho, cortar e contraste, o Snapseed tem também outros recursos, como  pincel de filtro selectivo, ambiente, perspectiva, curvas e também alguns filtros. Abre ficheiros JPG e RAW e permite o manuseamento automático ou manual na edição da imagem. 

COMO EU USO


Para começar editar no Snapseed, clico em "Abrir" no ecrã principal, selecciono a foto que desejo editar e clico no menu ferramentas em baixo. Aqui podemos seleccionar as funções de edição e deslizar o dedo para cima e para baixo ou da esquerda para a direita para editar a imagem. Normalmente sigo sempre os mesmos passos: Remover Saturação, nos fundos brancos, aumentar a Exposição em toda a imagem e por fim puxar o Contraste e Definição. Para guardar, clico em exportar e na opção guardar que salva a foto com as alterações efectuadas e que permite voltar a anular qualquer edição feita.

UNUM

UNUM é uma aplicação que permite organizar e pré-agendar o conteúdo do feed do instagram e prever como ficará antes de publicar. A maior parte da app é gratuita - também tem um plano subscrição que desbloqueia alguns extras, mas o plano gratuito permite planear 18 posts e fazer upload até 500 fotos e vídeos por mês, o que honestamente é mais que suficiente.

Além do agendamento de posts e organização da grelha, permite criar lembretes de posts personalizados, através de um calendário que dá uma visão geral dos lembretes e posts agendados. 
Para quem não tem uma conta comercial, no instagram, usar o UNUM para controlar as estatísticas é muito prático. Com esta aplicação podemos controlar número de seguidores, gostos, comentários, melhores hashtags, melhor publicação e quais são as melhores horas do dia para publicar.
Tal como o instragam, também permite alternar entre várias contas, então, para quem usa várias contas de negócios e perfis pessoais, não precisa fazer login e sair. Além de tudo isto também tem um editor que permite dar últimos retoques nas imagens, e que pessoalmente nunca uso.

Uso em iPhone e não sei se está disponível para Android - se souberem deixem nos comentários.

COMO EU USO

A interface desta app é simples e minimalista. Por isso muito prática e sem grandes floreados, que é o que um instagramer on the go como eu, quer. Uso principalmente para organizar e pré- preparar o conteúdo do feed do meu instagram, porque além do pré-agendamento das imagens permite também inserir as legendas (captions) em cada foto deixando as imagens prontas a postar num só clique.

Carrego as imagens usando o símbolo + na barra de menu e posso arrastar e soltá-las em qualquer posição, até obter a grelha desejada. Uma das funções interessantes desta app, é podermos omitir uma foto temporariamente sem ter de a apagar definitivamente. Antes de decidir se vale a pena excluir ou não, podemos seleccionar a imagem já postada e na barra de menu em baixo, clicar na grelha com o icon de um olho com com uma barra e a imagem ficará escondida temporariamente do feed.

E vocês, como organizam o vosso instagram ?

1 comentário:

FOLLOW @FEDRA_F