MANTEIGA DE AMÊNDOA


Existem várias alternativas à manteiga e as "manteigas" de frutos secos são as minhas preferidas.  Na verdade ainda não provei outra manteiga de amêndoas, sem ser esta, mas para já esta recomendo sem dúvida. Acho o sabor menos forte, em comparação com a manteiga de amendoim.

A manteiga de amêndoas fica cremosa, é deliciosa e um excelente complemento para pequenos-almoços ou lanches saudáveis. 

Para ser honesta, é uma coisa assim extravagante de se fazer, não? Os frutos secos, estão cada vez mais caros, e até à data só tinha tentado fazer manteiga de amendoim, pelos mesmos motivos. Em vez de comprar um frasco de manteiga de amêndoa (super difícil de encontrar), optei por experimentar fazer uma pequena quantidade primeiro.  

MANTEIGA DE AMÊNDOA


2 chávenas de amêndoas ( com pele, sem sal)
Processador de alimentos

Pré-aqueçi o forno a 350º e espalhei as amêndoas num tabuleiro e deixei a tostar por cerca de 10 minutos. Isto vai ajudar a libertar mais rapidamente os óleos das amêndoas no processador. Também pode ser feito no fogão com uma frigideira sem gordura. 

Deitei as amêndoas tostadas num processador de alimentos e deixei a moer por cerca de 10 minutos, até  ficar com uma consistência seca e similar a uma farinha. 
As amêndoas vão começar a colar-se às bordas da tigela, por isso convém ir parando e raspando os lados de vez em quando, para manter tudo misturado uniformemente.

Demora algum tempo, até  que as amêndoas comecem a  libertar os seus óleos e formem uma bola de massa (achei realmente difícil chegar ao ponto). Notei que houve uma mudança em torno da marca dos 20 minutos (sempre parando o processador, que não é muito potente). A partir daqui é ter paciência, porque está quase a transformar-se numa manteiga com uma consistência cremosa. O processo dura cerca de 35 minutos, durante os quais desliguei algumas vezes o meu processador que é fraquinho. 

A manteiga de amêndoa, sem aditivos e acondicionada num frasco hermético, geralmente dura mais ou menos uns quinze dias, no frigorífico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

FOLLOW @FEDRA_F