COMO CONSERVAR RAMOS DE EUCALIPTO


Adoro ter ramos de eucalipto espalhados por toda a casa. Eles cheiram super bem e são tão simples e ao mesmo tempo tão sofisticados. Como não gostar?
Fiquei espantada como ainda duram, meia dúzia de ramos de eucalipto, que comprei há uns meses atrás. Por isso decidi encomendar um bouquet só de ramos de eucalipto, na florista perto de casa - custou-me apenas 5€ e é gigante - para experimentar conservá-los, de maneira que mantenham o seu aspecto natural durante mais tempo.
Gosto de usar os ramos de eucalipto como decoração simples e minimalista, espalhados pela casa em pequenos vasos ou juntar uns quantos com um cordel e pendurar na parede. Fica lindo!

CONSERVAR RAMOS DE EUCALIPTO

Ramos de eucalipto fresco
Tesoura
Glicerina vegetal
Água quente
Vaso ou jarra de vidro

Primeiro é necessário cortar os ramos no comprimento desejado, cortando em ângulo para permitir a absorção máxima. 

Ferver a água. Usar 2 partes de água para 1 parte de glicerina vegetal. Colocar a água na jarra ou vaso e misturar a glicerina vegetal até dissolver completamente.

Deixar a mistura arrefecer por uns 10 minutos. Juntar os ramos de eucalipto, certificando-se de que o final de cada ramo fica submerso.

Armazenar numa área fresca e seca fora da luz solar directa. 

O processo de preservação pode levar entre 2 e 6 semanas, dependendo do número de ramos usados. Devem ser verificados regularmente para garantir que não criam bolor. Se a água, entretanto, ficar muito escura, é só repetir os passos usando uma nova dose da mistura de água e glicerina. 

Os ramos estarão totalmente preservados quando as folhas ficam mais escuras do que antes, suaves e flexíveis, quase como plástico. Remove os ramos de eucalipto do vaso e corta as partes dos ramos que ficaram na solução de preservação. Limpa bem todo o excesso de líquido que possa ficar nos ramos.


Para secar os ramos de eucalipto

Coloca os ramos de eucalipto num local quente, ensolarado e seco, com boa circulação de ar. Depois de três a cinco dias, pendura os ramos de cabeça para baixo num sitio quente, seco e escuro. Após duas a três semanas, os ramos de eucalipto devem estão prontos para usar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM