5 BENEFÍCIOS DO AÇAÍ



O açaí é normalmente usado em sumos e taças de pequeno almoço e já partilhei a minha receita preferida, para uma taça de açaí simples aqui no blog. É rico proteínas e fibras e é super antioxidante. Normalmente limito este tipo de pequenos-almoços ao fim-de-semana, por serem manhãs com mais calma, mas também porque, como tudo na vida, tem os prós e os seus contras.


O Açaí deve ser consumido com alguma moderação, porque é bastante calórico e mesmo que em níveis mais baixos que outras frutas, também contem açúcar (frutose). Nunca é demais lembrar que, qualquer alimento, por mais saudável que possa ser, consumido em excesso não vai fazer bem.


5 Beneficios do Açaí



1. Promove a Saúde do Coração
Tal como o vinho tinto, as bagas de Açaí são extremamente ricas em antocianinas, um tipo de antioxidante que suporta níveis equilibrados de colesterol. Também são ricos em esteróis vegetais que oferecem benefícios cardio-protetores, incluindo o suporte à circulação, melhorando a composição geral do sangue e relaxando os vasos sanguíneos. 

2. Aumenta energia
O extracto de açaí pode ajudar a aumentar o nível geral de energia e resistência, ajudando a combater a fadiga e o cansaço. É um dos alimentos preferidos dos atletas pelo seu alto valor energético, porque dá uma ajuda extra no exercício físico e é rico em potássio que previne as câimbras e em ferro que fortalece os músculos e previne as anemias.

3. Ajuda a reduz a o colestrol
Os ácidos gordos "bons", como o ácido oleico, também encontrado no azeite, ajudam a reduzir e a regular os valores do colesterol e da pressão arterial e prevenindo as doenças cardiovasculares.

4. Reforça o sistema imunológico
Sendo um poderoso antioxidante, reforça o sistema imunológico, previne o envelhecimento e é fundamental na luta contra os efeitos dos radicais livres que podem danificar as células saudáveis do nosso corpo. Rico em antocianinas (um antioxidante) e em ácido oleico, cuja ação ajuda no bloqueio dos genes que causam o cancro, retarda o desenvolvimento dos tumores e destrói as células malignas. Pela sua elevada concentração de cálcio, o açaí é recomendado na prevenção da osteoporose. 

5. Ajuda a digestão
O Açaí também pode ajudar a manter o sistema digestivo limpo e funcional. Possui poderosas capacidades de desintoxicação e é uma fonte rica em fibra. Claro, existem muitos outros alimentos ricos em fibra que podem fazer o mesmo, incluindo outros tipos de bagas, mas ainda assim os altos níveis de fibra, da baga de açaí, permitem de uma forma geral, o bom funcionamento do intestino, uma melhor digestão dos alimentos e ajudam a evitar a acumulação de gordura.



todas as informações contidas neste post, foram baseadas em pesquisas feitas online sobre o açai.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM