PANQUECAS DE MAÇÃ



Adoro panquecas e adoro maçãs. Por isso já tardava em postar esta receita. A verdade é quando as fiz não correu super bem e acabei por colocar o post de parte.

A prática faz a perfeição, por isso vou continuar a tentar, até ficarem perfeitas. Podem não ter ficado super bonitas mas são tão boas, que não resisto partilhar!!! Adoro acompanhar as panquecas de aveia com fatias de maçã, mas o rácio desta receita é um pouco diferente da receita original de panquecas, porque são mais maçã do que panqueca. Além de ser é bom se gostam de maçãs, como eu, também é óptimo se amam panquecas mas não as podem comer todos os dias.

Estas panquecas, são óptimas para comer na hora, ainda quentinhas. Não aconselho a guardar no congelador como faço com outras receitas de panquecas.


PANQUECAS DE MAÇÃ

Secos
1 chávena de farinha de aveia
1 colher de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de noz moscada
1 pitada de sal

Molhados
1 copo de leite vegetal
1 ovo grande
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 maçãs tipo gala

Numa tigela média, mistura primeiro o açúcar, a farinha, o fermento em pó, canela, noz-moscada e o sal.

Noutra tigela junta o leite, o ovo inteiro e o óleo de coco liquido. Mistura com um fouet de arames até estar completamente ligado.

Junta os ingredientes molhados aos secos e mistura. A massa pode ficar com pequenos grumos.

Pré-aquece a frigideira em fogo médio e pincela com um pouco de óleo de coco. Mergulha cada fatia de maçã na massa de panqueca, escorre o excedente e, em seguida, transfere a fatia de maçã para a frigideira. Cozinha por 1 a 2 minutos até que bolhas pequenas se formem na superfície da massa, e então vira. Reduz o calor para médio-baixo e cozinha no lado oposto por cerca de 1 minuto, ou até dourar.

Serve com xarope de ácer, mel ou xarope de agave e iogurte natural. 


2 comentários:

  1. Adoro espreitar as tuas fotografias de pequeno-almoço no instaurar. Têm sempre óptimo aspecto! E estas panquecas não são excepção. Nunca experimentei assim :)

    ResponderEliminar