TOSTA DE ABACATE



Para mim, não há nada mais simples e rápido de fazer, que uma deliciosa tosta de abacate em pão de girassol torrado. Num pequeno-almoço tardio, almoço rápido ou jantar, tanto faz. Adoro!

Sou viciada em abacate, desde que me lembro. Uma das minhas memórias de infância é o abacate como sobremesa. Cortávamos o abacate ao meio e retirávamos o caroço. Os pequenos juntavam açúcar e os graúdos algum licor doce. Na altura, era uma delicia mas hoje já não consigo comer o abacate assim.

Naquela altura não se viam facilmente abacates, à venda nos supermercados, como agora. Os nossos vinham directamente da Madeira, quando os amigos da família lá iam e eu achava uma coisa super exótica. Só mais tarde comecei a experimentar outras formas de comer abacate: simples em saladas, como topping para massas ou em guacamole, por exemplo. Gosto tanto que não faltam receitas com abacate aqui pelo blog e mais uma não faz mal nenhum!

O abacate é uma comidinha do bem e é rico em gorduras saudáveis, ácido fólico e carotenoides.

TOSTA DE ABACATE

Pão de girassol ou outro a gosto 
Queijo tipo philadelphia ligth (ou quark)
1/2 abacate pequeno, maduro
Fio de azeite
Sumo de lima (ou limão)
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta
Especiarias a gosto

Numa fatia de pão de girassol (o meu favorito), torrado, barrei uma camada fina de queijo tipo philadelphia ligth. Parti o abacate ao meio e retirei o caroço e a casca. Com um garfo, pressionei a polpa do abacate directamente na torrada e temperei com um fio de azeite,  uma pitada de sal e pimenta, cebolinho seco, paprika e sumo de lima. Ás vezes junto um ovo escalfado mas aqui terminei só com algumas bagas de romã e acompanhei com um chá de hibisco. Soube pela vida! 

Esta pasta de abacate, é perfeita para servir em pão torrado ou tostas e cobrir com as mais variadas combinações de legumes, frutas, sementes e especiarias.



1 comentário:

  1. Adoro! Desde que estive nos Estados Unidos que passei a adorar abacate e a minha escolha para pequenos-almoços diferentes recai sempre nessas tostas :p

    beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar

INSTAGRAM