5 IDEIAS PARA PEQUENOS-ALMOÇOS



Na semana passada, estive mais offline que online. Às vezes sabe bem desligar um pouco.
Depois do flop dos Oscars (ainda não consegui aceitar bem que o Casey A. ganhou melhor actor, tststst), aproveitei para dormir até tarde, estar com a família e curtir uns dias de folga.

Apesar de tudo, não foi um detox digital a 100% porque, não consegui desligar do instagram e dos meus pequenos-almoços. Adoro o pequeno-almoço e é um ritual que cumpro todos, todos os dias. Além disso, acho que é a refeição mais romântica do dia, seja sozinha ou acompanhada, pode ser fora e se for em casa e na cama, MELHOR!

Para celebrar a refeição mais importante do dia seleccionei os meus cinco pequenos-almoços favoritos, um para cada dia da semana. Normalmente, tento escolher as opções integrais, juntar fruta sempre que possível e acompanhar com leite vegetal e cevada ou um chá bem quentinho. Recentemente, consegui (finalmente) comprar farinha de tapioca, por isso também vão começar a aparecer as tapiocas, que adoro ao pequeno-almoço. Espreita tudo, no meu instagram aqui.
Os baguels torrados são a minha perdição! Infelizmente deixei de os ver à venda e só por isso não estão nesta lista. Mas não resisti a partilhar uma foto. 
É importante referir que o pequeno-almoço é a primeira ingestão de alimentos após um jejum prolongado, isto é as horas durante as quais o nosso corpo está em descanso, ou seja, as horas de sono.

Lembrem-se que segundo dizem os especialistas, quando não tomamos o pequeno almoço ficamos de mau humor! Se ao levantar, não comermos nada,  a meio da manhã, iremos sentir-nos cansados, ansiosos por comer alguma coisa doce e sobretudo pouco concentrados. Ao cabo de duas ou três horas vamos precisar de comer compulsivamente alguma coisa doce pois o cérebro vai sentir necessidade de glicose com urgência. Pensem nisto... 

Boa semana !

PANQUECAS

As panquecas são uma descoberta, mais ou menos, recente, comparativamente com outras opções. Desde que comecei a fazer esta receita que a repito muitas vezes e até já me aventurei noutras receitas igualmente deliciosas. O único senão, é que tem que ser feitas com paciência e tempo, por isso quando faço panquecas, opto por fazer em quantidade suficiente para guardar no congelador. Depois na azáfama da semana é só tirar e descongelar no micro-ondas. Ficam como acabadas de fazer! Adoro juntar iogurte natural e fruta.


GRANOLA E PAPAS DE AVEIA

Na minha despensa tem que haver sempre flocos de aveia. É obrigatório! Não só, porque uso para fazer imensas receitas, como estas bolachas deliciosas, mas principalmente para as papas de aveia e para a granola. Costumo fazer uma dose desta receita de granola que guardo num frasco hermético, e uso nos meus pequenos almoços. Fica uma delicia com fruta mas também gosto de a juntar num iogurte, numa taça smoothie ou só com leite vegetal. 

As papas de aveia, são outra opcção que sabe super bem nos dias mais frios e que faço da seguinte forma:
Misturo uma medida de flocos de aveia finos com duas medidas de água. 
Junto um pau de canela e uma casca de limão e vou mexendo até ferver. Deixo ferver uns minutos e por fim junto leite vegetal frio até ficar com uma consistência cremosa. Com este leite de amêndoa fica divinal! Costumo adoçar com mel ou xarope de agave.


WAFFLES

Os waffles são uma variante das panquecas, que gosto muito. O problema dos waffles que compramos já feitos, é que são super super doces... Por isso comprei uma waffle machine, mas ainda não me dediquei a grandes receitas.  Quem sabe boas receitas para waffles?


CROISSANTS

Quem não gosta de um croissant. Vá lá, sabe tão bem... Sim é muito de vez em quando e costumo optar pelos croissants integrais/sementes simples ou recheados com fiambre de aves ou compota de fruta e sabe pela vida!


PÃO DE CENTEIO TORRADO

O pão, é aquele "maldito", que volta e meia não resisto. A minha escolha vai para o pão de centeio, alfarroba ou sementes e sempre, sempre torrado (mesmo que seja pão do dia!). Não sei porque é que tenho esta mania, mas se não for torrado prefiro não comer! What?! Manias!
As opções preferidas são simples com manteiga vegetal, queijo quark e doce de frutas ou mel, ou a tosta de ovo e abacate para aqueles dias em que o pequeno almoço se mascara de almoço.



6 comentários:

  1. Também comprei recentemente uma máquina de waffles e adoro.+_+

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa:D
      Receitas de waffles recomendas alguma?

      Eliminar
  2. Excelentes sugestões. Nunca me lembrei de congelar panquecas mas provavelmente é uma excelente opção para os dias mais apressados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo. Uns minutinhos no micro-ondas e ficam como acabadas de fazer!

      Eliminar
  3. Olá querida!
    Adorei o teu blog, tens mesmo muito jeito para isto!
    Este post está-me a deixar com água na boca, pois eu adoro comer... Sou uma fã do pequeno-almoço, mas faço sempre o errado, pois como um bom lanche ao invés de um bom pequeno almoço. Para mim não há nada como um lanche rodeadas(os) de pessoas de quem gostamos!

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar