MANTEIGA DE AMENDOIM


A minha relação com a manteiga de amendoim era praticamente inexistente, até experimentar esta receita. Na realidade nunca comprei um único frasco de manteiga de amendoim cá para casa, porque só de ler o rótulo uma pessoa fica logo stressada, com as calorias, o açúcar e todas as outras tralhas que para lá metem. Qualquer das formas eu já tinha provado, manteiga de amendoim em casa de amigos, achei que era ok mas nada de especial. 

Quando quis testar esta receita não tinha nada a perder, mas mesmo assim fiz um frasco pequeno, principalmente para não me esticar muito! Como gosto de variar os meus meus pequenos-almoços, que costumo postar com alguma frequência no instagram - se ainda não me segues clica aqui - ganhei um novo sabor que posso usar de vez em quando, sem grande peso na consciência. 

Esta manteiga de amendoim é muito simples de fazer e só são precisas duas coisas: amendoim sem pele, sem sal e tostado, e uma boa picadora para picar bem o amendoim por pelo menos 10 a 15 minutos. Para adoçar usei xarope de ácer, ou maple syrup, mas podes açúcar, mel ou outro adoçante preferido. O sabor fica bem simples e natural e dura cerca de duas semanas num frasco hermeticamente fechado.


MANTEIGA DE AMENDOIM CASEIRA

Entre 100gr a 150gr de amendoim - descascado, sem pele e torrado (foi a olho)
1 1/2 colher de xarope de ácer
1 pitada de sal

Depois de tostar o amendoim por alguns minutos, coloquei na picadora e processei até ficar uma uma consistência tipo areia - desta vez não tostei muito os amendoins com medo de os queimar, mas para a próxima vou arriscar, para ficar com uma cor mais escura e com um sabor mais tostado. Parei a picadora e juntei o xarope de ácer e a pitada de sal. 

Voltei a processar até ficar com a consistência de uma pasta - o melhor a fazer é ir processando aos poucos até ficar na consistência desejada. Depois, consoante o gosto ou deixamos numa pasta mais granulada ou continuamos até ficar com uma consistência mais cremosa tipo manteiga.

Nota: Facilita muito, se o amendoim estiver morno para libertar o óleo e se transformar mais rapidamente em pasta. A minha manteiga de amendoim levou uns 10 minutos para ficar pronta, mas vai depender da máquina que usares.

Além de óptimo para um pequeno-almoço mais reforçado, não usando o adoçante, esta manteiga de amendoim também fica uma maravilha quando adicionada em pratos de caril!



6 comentários:

  1. Eu comprei a da prozia e também já cheguei a comprar outra de uma marca que não me lembro, mas que também era 100% amendoim e adro comer com maçã.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Daniela, com maçã é simplesmente divinal!
      Beijinhos ;)

      Eliminar
  2. Os meus receios relativamente à manteiga de amendoim de compra são os mesmos que os teus. No entanto esta tua receita deixou-me de água na boca e as fotografias estão fantásticas. Vou guardar a receita e experimentar assim que comprar amendoins!

    ResponderEliminar
  3. Vou certamente experimentar. Adoro manteiga de amendoim!

    ResponderEliminar
  4. Quero muito experimentar fazer em casa! Costumo comprar a biológica sem óleo de palma mas esta parece espetacular *

    beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar