AS 2 SÉRIES DO COSTUME - QUEM AINDA NÃO VIU, NÃO SABE O QUE ESTÁ A PERDER


Quem não tem aquela série de tv, preferida, que ponha a mão no ar! Claro, que nem todo o mundo adora, ver televisão ou seguir séries, mas muitos de nós sim, certo?

Cinema, é sempre um bom programa para o fim-de-semana - tentamos seleccionar bem os filmes e ainda nos faltam ver alguns dos nomeados para o Óscares deste ano, que são já no domingo... - mas durante a semana, além de um filme ou outro que passe na tv, as séries são obrigatórias.

Há sempre aquelas séries de "estimação" e que ambos gostamos de ver. Game of Thrones e Vikings, são duas que acompanhamos há já muito tempo e que continuamos aficionados. Há outras, mas temos sido fieis a estas duas e a cada temporada. Enquanto aguardamos as novas temporadas, fica um (mini) resumo de cada uma destas séries, porque ainda vão a tempo de começar a ver!!!

VIKINGS


Esta faz, certamente, parte do rol das séries do costume, como diz um amigo. Vai na quarta temporada e continuo a adorar. É um drama histórico escrito e criado por Michael Hirst para o canal História e foi filmado na Irlanda.

Resumidamente e, para não revelar grandes spoilers, a série retrata a saga os guerreiros marítimos - conhecidos colectivamente como Vikings ou Norsemen ("Northmen") - que começaram por volta de 800 DC até o século XI, a invadir locais costeiros, especialmente mosteiros indefesos, nas Ilhas Britânicas. Foca-se principalmente, na sagas de Ragnar Lothbrok, um dos lendários e mais conhecidos heróis nórdicos. Como Ragnar, um simples agricultor ganha fama, com as suas incursões bem-sucedidas em Inglaterra, e eventualmente, se torna no Rei da Escandinávia. Ao longo das quatro temporadas ele conta (às vezes!) com o apoio da sua família e companheiros guerreiros: o irmão Rollo, o filho Björn Ironside, a esposa, a shieldmaiden Lagertha e a princesa Aslaug .

Uma das coisas que me interessou, logo quando comecei a ver esta série (além dos vikings em si que são uns bad boys muito interessantes, tstststs), foi a forma com é retratado todo o imaginário da mulher guerreira nórdica. A série retrata algumas mulheres da era viking como fortes guerreiras (shieldmaidens), que lutam junto dos homens e que gozam de uma liberdade incomum para aqueles tempos. Acredito, que seja uma teoria, de algum modo romantizada e adaptada para a televisão, mas segundo investiguei, as mulheres desta era, desempenhavam um papel bem activo na comunidade, dentro e fora do lar.

Para quem vai começar agora, tem muito que ver porque já vai na quarta temporada. Mas é tão bom ver episódio atrás de episódio. Boa série para binge-watching ;)

GAME OF THRONES


Bem o que dizer de Game of Thrones?! Para começar, é uma produção norte-americana criada por David Benioff e D. B. Weiss para a HBO e já vai para a 7ª temporada, what???

A série é baseada na série de livros de fantasia épica As Crónicas de Gelo e Fogo, escritos por George R. R. Martin, e o título Game of Thrones, deriva do primeiro livro.
Quando comecei a seguir a série, já estava na segunda temporada, por isso a 1ª season foi um non-stop, episódio atrás de episódio. Isto já foi à alguns anos... quem não gosta de uma boa maratona de séries?

A história passa-se nos Sete Reinos de Westeros (uma espécie de Europa medieval), onde os "verões duram décadas e os invernos uma vida inteira". Em Game of Thrones vemos violentas lutas dinásticas e conflitos interpessoais, políticos e culturais, entre as famílias nobres que lutam pelo poder e pelo Trono de Ferro de Westeros. Além disto, nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha e nos continentes ao leste, outras ameaças (sobrenaturais) vão surgindo ao longo de cada temporada. Esta é só uma das histórias que depois de começar a ver, percebemos que é só uma ponta de uma grande e complexa narrativa.
Existem várias famílias e personagens, mas acho que o enredo gira principalmente à volta de quatro famílias: Stark, Lannister, Targaryen, Baratheon. É inevitável escolher um lado, por isso House Stark team, here!

O departamento artistico, fez um óptimo trabalho criando um mundo completamente novo de raiz. Tudo muito ao estilo HBO, com alta produção, guarda roupa cuidado e fotografia impecável.

É um pouco difícil de explicar em poucas linhas, o enredo da história, dada a complexidade dos personagens, que são muitos, e pela quantidade de sub-enredos existentes. Não querendo competir com os fãs acérrimos da saga, aviso que este texto é apenas um resumo muito resumido da história de Game of Thrones. Para perceber tudo, temos mesmo que ver desde o inicio.

Quais são as vossas "séries do costume"?

2 comentários:

  1. Esta publicação poderia ter sido escrita por mim!! Sou fã de ambas e nem percebo como demorei tanto tempo para ver Vikings. Fiquei agarrada. Quanto a GoT, mal posso esperar pela estreia da nova temporada. Team Stark também!

    ResponderEliminar

INSTAGRAM