DECORAÇÕES DE NATAL EM FELTRO E CORTIÇA


O Natal, para mim, é um pouco de mixed feelings. Parece que sem crianças cá por casa, a partir de uma certa idade, as coisas, nestas alturas, começam a ficar estranhas.
Não me entendam mal, eu continuo a amar o Natal, simplesmente não ligo muito às prendas e não tenho a mínima paciência para andar em centros comerciais, de loja em loja, que por estas alturas normalmente estão sempre a abarrotar de pessoas stressadas... vou comprando algumas prendas online mas acabo por procrastinar imenso e deixo sempre quase tudo para a última hora, o que é um verdadeiro disparate.

Apesar de ser uma coisa mais pessoal, acredito que outros também sintam e façam o mesmo. Não estou sozinha, pois não?

Para manter o espírito vivo, tenho alguns rituais especiais que todos os anos faço questão de repetir. Fazer filhoses tradicionais, com a avó e montar a árvore de natal com o marido no dia 1 de Dezembro, são dois desses rituais.


Este ano, a decoração de natal, resultou da minha interpretação do estilo de decoração natalícia dos páises nórdicos, que adoro. Se passarem no meu pinterest aqui, podem ver que sou super fã deste estilo de decoração, não só para o Natal. 

Como interpretação do estilo nórdico, procurei fazer algo simples e sustentável, reaproveitando sobras de materiais que já tinha de outros projectos e decorações antigas de outros anos. Comprei algumas coisas, mas muito poucas.

Acho que ficaram perfeitas. Agora só falta pendurá-las na árvore e por a PLAYLIST DE NATAL a tocar bem alto!



Para este projecto usei:

  • Folhas de feltro cinza claro e cinza escuro
  • Folha de cortiça
  • Cola quente
  • Linha branca de coser ou lã branca
  • Corda 

Comecei por desenhar no feltro e na cortiça as formas escolhidas - estrelas e corações para combinar com as restantes decorações que já tenho.  Usei giz para os contornos, para não marcar muito. Queremos ter só uma ideia das formas para recortar o mais perfeito possível. 

Como moldes usei, alguns dos meus enfeites de natal, para estes novos ficarem com o mesmo tamanho. Também podem desenhar livremente ou fazer moldes em papel do tamanho que quiserem. 

Depois é só recortar e dar largas à imaginação!

Nos corações usei a cola quente para aderir o feltro à cortiça e nas estrelas (cinza claro) deixei ficar as formas de feltro e cortiça soltas. 
Tentei recortar, da forma mais perfeita possível, as formas do interior de cada estrela/coração e também as usei como enfeites. Não se desperdiça nada!

Com o feltro cinza escuro, usei a linha branca (também pode ser com lã), para desenhar um floco de neve. Atrás colei, com a cola quente, uma segunda estrela  de feltro para esconder as linhas. 

O toque final é o cordel, para pendurar na árvore. Em alguns enfeites juntei também contas de madeira.










2 comentários:

  1. Quando vi no teu instagram achei lindo, e depois de ver todo o processo acho mais ainda, pelo trabalho todo que envolve, embora não pareça nada complexo! Adoro!



    Um beijinho,
    --
    Sofia | Monochromatic Wave



    ResponderEliminar