EASY HOMEMADE YOGURT ICE CREAM RECIPE


Fiz estes gelados à umas semanas, numa sexta à noite em véspera de um fim de semana que foi cheio de sol e calor! Ah, sabe tão bem o Verão!


Queria experimentar fazer gelado de iogurte que é o meu favorito desde sempre. Sem máquina de gelados (que me recuso comprar, porque não aguento ter tralha por todos os cantos da cozinha), adiei esta tentativa vezes sem conta. Mas como sou teimosa e há sempre uma primeira vez para tudo, foi desta! 

A ideia era que fosse uma receita super simples e com o que tinha à mão no frigorífico. Se ficasse bom, ótimo, senão paciência. Posso vos dizer que ficou uma maravilha e é para repetir!

Além da cor deliciosa, estes gelados ficam com um sabor agridoce (tal como eu como eu gosto). São uma explosão de sabores de iogurte e frutos vermelhos e são perfeitos para qualquer época do ano, em qualquer dia da semana, a qualquer momento do dia. Mas isto sou eu que digo, porque adoro gelados, de preferência de iogurte, claro! Os sorbets também fazem parte dos favoritos, mas isso ainda não experimentei fazer. Talvez para uma próxima!

A ideia de fazer gelados sem máquina própria para o efeito, não é nova. Já o fiz aqui e continuo a recomendar, porque fica realmente delicioso! Desta vez quis experimentar, algo que fosse igualmente simples mas que ficasse (um bocadinho) menos doce.



GELADO DE IOGURTE E FRUTOS VERMELHOS

1 chávena de frutos vermelhos congelados
sumo de 1/2 limão pequeno
1 colher de mel (opção)
115ml de iogurte grego natural (1 embalagem)
1 colher de chá de extrato de baunilha
250ml de natas ácidas espessas


1. Tritura os frutos vermelhos no processador de alimentos. Passa por uma peneira, se quiseres remover as sementes ... ou então não. Eu optei por deixar ficar!

2. Coloca a mistura de frutos vermelhos numa tigela e mistura o sumo de limão, o mel, o iogurte grego e a baunilha. 

3. Envolve as natas ácidas* nesta mistura e distribui pelas formas de gelados ou num recipiente que vá ao congelador.

4. Para um gelado em camadas: Divide a mistura do iogurte com as natas e a mistura de frutas trituradas em partes iguais e alterna as camadas nos moldes de gelado.

5. Vai a congelar no mínimo por 4 horas ou até ficar bem sólido.



* As natas ácidas costumo comprar no supermercado aldi. Estas natas são bem espessas, por isso não é necessário bater. Quem prefere natas normais, é só bater em castelo até formar picos suaves e depois envolver na mistura de frutos vermelhos.

1 comentário:

INSTAGRAM