ATTACHMENTS - RAINBOW ROWELL



Desta vez, ainda querendo manter-me na literatura ligeira,
procurei escolher uma leitura que tivesse personagens mais adultas!!! Optei pela autora Rainbow Rowell e a sua primeira obra Anexos e não me arrependi. Acho que escolhi um verdadeiro, chick-lit!!


Confesso que depois de ler o livro A Todos Os Rapazes que Amei, estava super empolgada e li logo de seguida a sequela, P.S Ainda te Amo. Infelizmente não gostei tanto como do primeiro e por isso ainda não sei se me apetece falar dele, aqui no blog. Só para terem uma ideia, gostei de algumas coisas mas achei-o muito mais previsível que o primeiro e com demasiadas nuances típicas de adolescentes, o que no geral não me interessou muito.  

Esta história acontece no ano de 1999, ainda a internet era novidade e o Y2K eminente!!! Ainda me lembro de como era o máximo usar o mirc, ainda se lembram? Ah, nesse ano comecei a namorar o meu marido. Que lindo!
Voltando ao livro - e esquecendo quanto tempo passou desde então (!) - a história desenrola-se entre três personagens principais: Beth, Jennifer e Lincoln. Todos trabalham para o jornal "The Courier". 

Beth e Jennifer são duas amigas/colegas que conversam sobre várias coisas usando o email do trabalho, algo que é altamente proibido pela politica da empresa. 
Lincoln é o TI responsável por controlar os e-mails trocados pelos funcionários. Ele foi contratado como oficial de segurança de internet, só que em vez de esmagar hackers e construir firewalls, o seu trabalho é bisbilhotar nos computadores da empresa e garantir que os funcionários não quebram esta regra. Pobre Lincoln, tem que verificar e ler diariamente um por um as centenas e centenas desses e-mails ilícitos que são filtrados para uma caixa de correio seguro. Lincoln odiava este trabalho e todos os outros colegas do jornal também não gostavam muito dele - ou melhor, não gostavam da pessoa misteriosa que desempenhava o papel de "controlador de emails"!!! 

Claro que, Beth e Jennifer "jornalistas" e altamente defensoras da liberdade de expressão, não se interessam minimamente por esta politica da empresa. Beth é critica de cinema e Jennifer é copy. As amigas/colegas, trocam e-mails de todo o género das nove às cinco e são hilariantes. Com o tempo Lincoln, começa a interessar-se por uma delas e isso complica tudo. Como é que ele vai conseguir falar com ela ou até ter uma relação e esconder que lia todos os seus emails pessoais, trocados no horário de trabalho?!

Anexos não se desenrola como um romance normal. As personagens passam a maior parte da história separadas e a comunicar digitalmente. Eles só se conhecem mais para o final do livro: Beth e Jen sabem que há uma pessoa misteriosa que controla os emails do jornal e tudo o que Lincoln conhece delas é o que lê na troca de emails entre ambas. Mesmo assim ele apaixona-se, sem nunca conhecer pessoalmente a outra pessoa. Super fofo!

Apesar do romance, a história gira também em torno da mudança de vida de Lincoln. Ele começa o livro como um geek solitário de coração partido, com 28 anos de idade e que ainda vive com a mãe. Ao longo da história ele vai fazendo pequenas mudanças na sua rotina, forçando-se gradualmente  a sair da estagnação, até que de repente percebemos que ele cresceu. 
Achei esta visão bem trabalhada pela autora, lembrando que todos nós passamos por uma transformação deste género em algum momento da nossa vida. Na realidade, querendo, peça a peça, as pessoas podem mudar as suas vidas, tal como Lincoln fez.

É uma narrativa virada para o personagem, por isso quem procura acção não é aqui que vai encontrar. Mas vai rir muito. Este livro é muito engraçado. Os capítulos são curtos e divididos em mensagens de email trocadas por Beth e Jennifer e capítulos narrados por Lincoln. Essa dinâmica torna-o num livro relativamente fácil de ler, se bem que inicialmente achei que as "vozes" Beth e Jennifer eram algo semelhantes e demorei um pouco a materializar as personalidades de cada uma. As personagens são apaixonantes e o livro lê-se num par de dias.

Boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM