JAMIE OLIVER BREAD RECIPE


Esta é uma receita fantástica que fiz directamente do livro mais recente do Jamie Oliver, Receitas Saudáveis. Um livro com imensas receitas simples e baratas e que são também saudáveis e nutritivas.
Foi super rápido de preparar e ficou ainda melhor do que esperava - maravilhosamente crocante por fora e macio e denso no interior, um pão muito rico e que, bem acondicionado, permanece fresco por alguns dias. Não resistimos a comer um pedaço, acabado de sair do forno com um bocadinho de manteiga. Fabuloso!

Sem necessidade de amassar ou deixar a levedar, este pão é perfeito!!




PÃO DE CENTEIO 

250 gr farinha integral, mais extra para polvilhar
100 gr farinha de centeio
50 gr de flocos de aveia
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 ovo grande
300 ml leitelho ou iogurte natural


1. Preaqueçe o forno a 180°.

2. Coloca as duas farinhas, os flocos de aveia, o bicarbonato de sódio e colher de chá rasa de sal (aconselho a reduzir esta quantidade de sal porque achei que o pão ficou um pouco salgado para mim) numa tigela grande e misture bem.

3. Numa tigela, mistura o ovo e o leitelho / iogurte. Usa um garfo para juntar a mistura de ovo na farinha. Quando a massa começar a ligar, amassa-a com as mãos bem limpas e polvilhadas com farinha, até ficar homogénea.

4. Molda a massa numa bola grande e coloca num tabuleiro levemente enfarinhada.

5. Usa as mãos para achatar a massa num disco, cerca de 3 cm de altura. Polvilha levemente com farinha no topo e marca uma cruz ou uma estrela na parte superior com uma faca, cerca de 1/2 centímetros de profundidade. Vai ao forno, no centro, 40-45 minutos, ou até que o pão tenha uma crosta firme por cima e soar oco quando ao bater por baixo.

6. Transfere para uma grelha para arrefecer, e serve ligeiramente quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário