BANANA CAKE RECIPE (VEGAN )


Os fim de semana, são sempre uma mistura de emoções. Queremos fazer tudo o que não podemos durante a semana, passear, sair com os amigos, estar com a família, mas também há algumas obrigações.
Na maioria das vezes Sábado é assombrado com a arrumação da casa - detesto perder uma manhã ou uma tarde preciosas nisso, mas a verdade é que nada me dá mais prazer que ver a casa arrumada!
Depois disto nada me dá melhor que aproveitar o tempo que sobra para experimentar alguma receita ou a fazer alguns diys. Se a luz ainda permitir, faço umas fotos do resultado e quando finalmente me sento no sofá, tenho uma sensação de dever cumprido!


Já não é a primeira vez que faço um bolo de banana, como podem ver aqui, o que é de estranhar porque não é de todo o meu fruto preferido mas vou insistindo de tempos a tempos porque é um fruto cheio de benefícios para saúde. 

Esta receita, encontrei-a num livro de receitas vegetarianas, que nem me pertence. Tenho esta mania quando vou a casa de outras pessoas, gosto de ver os livros que têm e folhear alguns se possível. 
Achei esta receita interessante porque é um bolo que não leva ovos, sendo por isso vegan. Tinha que a experimentar. Foi a primeira vez que usei a linhaça moída para substituir os ovos e fiquei rendida. 

O resultado é um bolo delicioso! Sabe a banana (claro!) e nem se sente a falta dos ovos. Fica húmido e mantém-se assim vários dias. Recomendo! 

BOLO DE BANANA VEGAN

2 bananas maduras
1 chávena de leite vegetal
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de manteiga vegetal
2 colheres de sopa de linhaça moída
2 colheres de sopa de água morna
1 chávena de açúcar amarelo
1 e 1/2 chávena de farinha de trigo
1/2 chávena de farinha de trigo integral
1 c.café de canela em pó
1 colheres de sopa de fermento em pó
1 colheres de café de bicarbonato de sódio
1/3 chávena de frutos secos
nozes para decorar q.b  


1. Colocar no liquidificador as bananas, o leite, o sal e a manteiga. Bater até obter um creme aveludado.
2. Numa taça pequena misturar a linhaça moída com a água até formar uma goma. Adicionar esta goma ao preparado das bananas e bater mais um pouco.
3. Deitar o creme de banana numa taça grande e adicionar o açúcar, as farinhas, a canela, o fermento e o bicarbonato; misturar bem com uma vara de arames entre cada adição. Juntar os frutos secos picados e envolver.
4. Untar uma forma e forrar com papel vegetal. Deitar a massa e dispor por cima nozes picadas e nozes inteiras.
5. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºc durante cerca de 30 a 40min ou até toda a casa ficar a cheirar a bolo! Verificar a cozedura com um palito. Desenformar só depois de arrefecer.

Receita original do livro Cozinha Vegetariana para quem quer poupar, de Gabriela Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário