MINI CACTUS INDOOR GARDEN


Dizem que Maio é o mês das flores, mas eu adoro cactos e para mim estas plantas são para o ano inteiro! Os cactos são desde sempre os meus favoritos, principalmente porque gostam de estar sossegados no seu cantinho, a ser lindinhos!
Claro que é necessário termos alguns cuidados, como indico no final deste post, mas os cactos são as plantas mais tolerantes que existem.
Por isso cactos e plantas suculentas (são da família dos cactos mas sem picos) é o que não falta por aqui. Sempre que posso gosto de usar recipientes diferentes para as minhas plantas e para este projecto encontrei esta caixa, de vinho do porto, em madeira. Foi o achado perfeito!



MINI JARDIM INTERIOR DE CACTOS

Caixa de madeira
Folha de plástico grosso (um saco plástico grande por exemplo!)
Mistura de terra fresca e areia grossa
Pedras para o fundo e para decoração
Selecção de cactos e suculentas

1. Começa por limpar a caixa de qualquer poeira, com papel ou toalha húmida. A caixa é de madeira de pinho e por isso tem originalmente uma cor mais clara. Como queria um aspecto mais rústico, "manchei-a" com tinta à base de água. Para isso usei uma solução de 1 porção de tinta acrílica castanha escura para 2 ou 3 porções de água - quanto mais água juntares mais clara fica e vice-versa - mas este passo é opcional.

2. É muito importante impermeabilizar a caixa, para evitar danos causados ​​pela água. Para isso, antes de juntar a terra, forra o interior da caixa com o plástico. Deixa um pouco de plástico a mais, para colocar a terra à vontade, porque no final vamos aparar para não se ver. 
Junta as pedras (pedaços de tijolo, também servem), no fundo da caixa antes da terra. Isto ajuda na drenagem da água, dado que a caixa não terá furos. 

3. Chegámos à parte de encher a caixa com a mistura de terra e areia. Eu faço a minha mistura (uma parte de areia grossa, para três partes de terra), mas podes comprar terra especifica para cactos, em lojas de especialidade.
Enche a caixa a cerca de três quartos com a mistura de terra e faz uns furos nas posições onde queres colocar os cactos.

4. Remove os cactos dos vasos de plástico e retira a maioria da terra em volta das raízes, mantendo as raízes intactas. Coloca os cactos nos furos criados na terra e pressiona um pouco para prender. Repete até o jardim estar completo e preenche com terra até ao topo da caixa.

Eu gosto de misturar a textura nos meus jardins para criar mais interesse visual. Além dos cactos, aqui optei por usar algumas plantas suculentas e pedrinhas brancas. 






CUIDAR DE CACTOS E SUCULENTAS - Ao contrário de flores, os cactos e as plantas suculentas prosperam em lugares secos, quentes e cheios de luz; Para jardins interiores, plantas verdes são o melhor e quanto mais verde, melhor; É muito fácil afogar os cactos e as suculentas, por isso não os vamos estar sempre a regar. Um pouco de água é suficiente, esperando que o solo seque completamente antes de regar novamente.



Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM