LENTILS, BULGUR AND A POACHED EGG RECIPE


Sabem aqueles dias de Primavera com sol quentinho e aconchegante, como hoje? Pois, não foi um destes dias que fiz este prato...
Nesta Primavera tem havido de tudo. No inicio do mês, a Primavera, disfarçou-se de Verão mas passados uns dias veio novamente o mau tempo e com ele a vontade daquela comida de conforto, bem quentinha. Mas, acreditem, este prato é tão bom que sabe bem em qualquer altura do ano!

Neste dia o almoço foi só para mim e é nestas altura em que arrisco mais. Fazer algo diferente, uma refeição só para um, mas nada triste nem solitária. Assim meio inventado, com o que tinha a mão saiu uma tigela de conforto, perfeita para aqueles dias em que temos pressa mas queremos algo mais que uma salada. É um almoço ultra rápido, fica pronto em 15 minutos e é uma delicia.


ESTUFADO DE LENTILHAS, BULGUR E OVO ESCALFADO

1 chávena de bulgur
2 chávenas de água
1 chávena de lentilhas castanhas já cozidas
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 ovo pequeno
azeite
salsa para decorar
sal e pimenta

1. Começa por picar a cebola. Depois leva-a ao lume com o azeite para amolecer - costumo juntar um pouco de água para não fritar tanto a cebola.

2. Quando a cebola estiver transparente coloca a polpa de tomate e envolve. Junta o bulgur e a água (fervida previamente na chaleira para adiantar). Deixa cozinhar o bulgur, por cerca de 10 minutos. 3. Verifica se o bulgur está cozido, tempera com sal e pimenta a gosto e junta as lentilhas, previamente cozidas. Cozinha por mais 5 minutos.

3. Por fim junta o ovo cru, baixa o lume e deixa ficar por mais 5 minutos ou até o ovo ficar com a consistência pretendida.

Este dia estava escuro, por causa da chuva e foi tudo realmente à pressa. Numa hora fiz o almoço fotografei e almocei! Assim, tudo espontâneo e sem pensar muito - tanto que nem me lembrei de usar o reflector na hora de fazer as fotos, mas não faz mal!! Depois disto foi pegar no carro, enfrentar a chuva e seguir para o trabalho!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário