ORANGE CAKE RECIPE (GLUTEN FREE)


Este bolo é feito com farinha de amêndoa e leva apenas um pouco de mel para adoçar, por isso acho que podemos considerá-lo assim, mais ou menos, saudável. E é tão bom mas tão bom, que só provando!


BOLO DE LARANJA - SEM GLÚTEN


Para o bolo:
2 laranjas grandes
1/2 chávena de mel orgânico
250g farinha de amêndoas
4 ovos
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

Para o xarope:
1 laranja
2 colheres de sopa de mel orgânico

1. Preaqueçe o forno a 180ºC. Forra uma forma de bolo inglês, com papel manteiga. Usei esta forma, mas podes usar uma forma redonda normal com cerca de 20cm.
2. Coloca as laranjas a ferver numa panela de água durante 50 minutos a 1 hora (acrescenta mais água se necessário). Deixa arrefecer um pouco antes de triturar as laranjas inteiras, sementes casca e tudo, num processador de alimentos, até ficar um puré.
3. Bate os ovos e o mel juntos. Adiciona o bicarbonato de sódio e bate novamente. Em seguida, mistura o puré de laranja e mistura a farinha de amêndoa.
4. Deita na forma de bolo e assa por 40m a 1 hora, dependendo do forno ou até o palito sair limpo ao espetar no bolo. 

5. Para fazer a calda, junta as raspas e sumo de uma laranja numa panela. Adiciona o mel e deixa ferver por 5 minutos até a calda engrossar ligeiramente.

Depois de cozido, transfere o bolo para um prato. Pica pequenos buracos no topo usando um palito e deita o xarope sobre o bolo, com a ajuda de uma colher. Serve quente ou frio.

Nota: o bolo fica assim escuro por fora, mas não se preocupem que não fica queimado!

Crédito da receita: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM