EASY LENTIL AND CHICKPEA CURRY RECIPE


Um sinal de que estamos a cozinhar algo realmente saboroso é quando o aroma enche a nossa casa e se torna num cheiro mágico. Esta é uma dessas receitas.
Cebola, alho, caril em pó e garam masala tornam-se incrivelmente perfumados enquanto cozinham. Gosto de servir este prato com arroz basmati ou com um pedaço de pão naan. Este foi o nosso almoço de Sexta-feira Santa e calhou mesmo bem.

Gosto muito da culinária vegetariana e apesar de não seguir este tipo de dieta, de vez em quando sabe bem sair da rotina. Este caril é um prato intenso e perfumado, simples mas com sabores complexos e é um exemplo perfeito para quem procura um compromisso saudável. É perfeito!


CARIL DE LENTILHAS E GRÃO

Serve 4

1 colher de sopa de azeite
1 cebola roxa picada
1 dente de alho picado
½ colher de chá de paprika ou pimentão em pó
1 colher de sopa de pasta de caril ou garam masala
1 colher de chá de caril em pó
2 batatas doces médias, descascadas e em cubos
1 frasco de grão, já cozido
½ chávena de lentilhas, já cozidas
1 chávena de bebida de coco
1 chávena de água de água
100 ml de natas ligth ou de soja
½ colher de chá de sal 
1 ou 2 malaguetas
Coentros e amêndoas laminadas para guarnecer

1. Começa por demolhar as lentilhas em água por uns 30 minutos. Enquanto as lentilhas ficam de molho, aquece o azeite numa panela e salteia a cebola e o alho. Deixa refogar em lume médio até as cebolas ficarem macias.
2. Adiciona as especiarias e junta a batata-doce em cubos. Adiciona a água (aos poucos conforme for sendo necessário) e o leite de coco. Deixa cozinhar uns 15 minutos em lume brando.
3. Gosto de cozinhar as lentilhas num tacho à parte, até ficarem al dente ou seja sem perderem a forma porque rapidamente se transformam em puré, mas também as podes juntar directamente no estufado, nesta altura.
4. Quando as batatas estiverem quase cozidas adiciona as lentilhas e o grão previamente lavado e que pode ser de frasco, já cozido. Reduz o lume, junta as natas, rectifica o sal e deixa ganhar sabor durante cerca de 15 minutos ou até as batatas estarem cozidas.
Serve este caril com arroz basmati ou jasmim, guarnecido com coentros picados e amêndoas laminadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário