EASTER DIY - HOW TO DO A AWESOME BUNNY PAPER BUST


Este ano a Páscoa aparece mais cedo no nosso calendário e com ela vem também a minha estação do ano preferida, a Primavera. Já chega de frio e chuva... 


Além do cariz religioso que esta celebração tem, ela também junta algumas tradições engraçadas, como os típicos ovos, o folar e também o famoso coelhinho da Páscoa!!! Há quem pinte os ovos, há quem os ofereça em chocolate ou cozidos num folar. E depois há o coelho... Como é que isto encaixa tudo?
Recolhi algumas informações online, que me pareceram mais ou menos coerentes e aceitáveis, para ajudar a perceber, um pouco, o fundamento da simbologia  destas tradições. Cá vai:

O ovo aparece em muitas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início dela. Civilizações não-cristãs utilizaram o ovo, inclusive decorado para comemorar o equinócio da Primavera e a Vida. O cristianismo absorveu e adaptou a tradição, mesclando-a com seus rituais. A prática de decorar os ovos pode ser traçada desde os antigos cristãos da Grécia e Síria, que trocavam os ovos tingidos de vermelho carmim para representar o sangue de Cristo. 
Explicações para a figura pitoresca do coelhinho geralmente estão ligadas ao antigo festival anglo-saxão da deusa da primavera, Eostre (daí o termo Easter, em inglês, como referência à Páscoa), cujo símbolo era um coelho, ligado à fertilidade. A tradição do coelho da Páscoa foi trazida para a América por imigrantes alemães por volta de 1700. Osterhase, o coelho, traria ovos coloridos na Páscoa para as crianças, escondendo para que elas encontrassem depois. 
Giro, hein?!


Gosto sempre de fazer qualquer coisa para marcar estas datas especiais. No ano celebrei a Páscoa, aqui no blog, com uma decoração de mesa, super fofa - com ênfase especial nos ovos de codorniz que acho um amor. Este ano quis celebrar a Páscoa com um DIY. 

Procurei um projecto simples e moderno e pudesse manter em casa todo ano. Encontrei esta ideia, para um busto de coelho - estilo as paper animal heads que se vêem muito agora - na revista de decoração Anthology. Apesar da ideia ser de uma edição já antiga, achei o conceito super moderno e não resisti.
A versão original pertence à ilustradora Chloé Fleury, que além destes bustos de coelho tridimensionais tem também outras criações em papel muito giras. Vale a pena espreitar.
É um projecto muito simples e que também podem fazer em conjunto com os mais pequenos! Por isso, mãos à obra que este projecto faz-se num instante!

Para este diy precisam de: 

Molde busto de coelho (download aqui)
Folha tipo cartolina (mínimo 180gr)
Cola em stick
Tesoura
Stick de madeira (opção)
Papel autocolante colorido

1. Começa por imprimir o molde do busto de coelho, no papel tipo cartolina.
2. Recorta em toda a volta. 
3. Com o stick de madeira vinca as linhas de todo o molde, para marcar bem as dobras que vão criar a forma tridimensional do busto do coelho.
4. Cola as abas exteriores, à excepção das duas redondas laterais que vão servir para colar a peça na moldura. Vai colando até fazer a forma do busto do coelho. As linhas do desenho devem ficar viradas para dentro.
5. Recorta as orelhas e cola no busto. 
6. Por fim, optei por decorar o fundo da moldura e o nariz do coelho. com bolinhas de papel autocolante na cor cobre.








Adorei o resultado e acho que vai ficar aqui por casa até bem depois da Páscoa.

Ficou uma fofura, não acham?

Não esqueçam de postar as fotos dos vossos projectos, no instagram, usando #botaodocediy. Quero ver os vossos DIYS!!

2 comentários:

  1. Adorei, Fedra! Que amoroso que ficou este busto de coelhinho! E gosto muito da combinação de tons branco e cobre! :)

    ResponderEliminar

INSTAGRAM