BLOG REDESIGN AND REBRAND


Desde o ano passado que tenho trabalhado para expandir o âmbito do blog no que toca à criação de conteúdos diferentes, tentando não me focar unicamente nos projectos diy. 
Claro que estes projectos continuam a ser a fatia mais importante deste espaço, porque são o que mais gosto mas não os quero ter fazer só por fazer. Senti, por isso, necessidade que o  foco do blog se transformasse em algo mais geral e que me desse alguma liberdade no que toca a conteúdos. 
Tenho inserido, desde à já algum tempo, tópicos diferentes no blog - receitas, decoração, lifestyle, moda e o blogging. Tento ter variedade, sem me alargar muito para manter a coesão e penso ter encontrado o equilíbrio sobre os temas que me apaixonam e que gosto de partilhar. Tem sido um processo lento para que a mudança vá acontecendo de forma discreta.

Estabeleci uma agenda, mais ou menos programada que pode parecer demasiado simples mas que tem tudo para funcionar bem: 1 diy + 1 receita por mês, acompanhado por rubricas semanais, como os week favorites, com tópicos que blog aborda e que vou partilhando ao longo do mês. Publicar às segundas, quartas e sextas, ou pelo menos uma vez por semana, é uma estratégia a manter também. Claro que há meses em que os projectos diy, por exemplo, podem ser mais mas cumprir estes objectivos simples e pré-estabelecidos acaba não envolver grande pressão e gerar naturalmente variedade de conteúdos.

Quero sentir a energia criativa fluir de uma forma saudável, sem ter de forçar.

Prefiro ter menos conteúdos no blog, mas que sei me deram prazer criar e com os quais me identifico, do que encher diariamente o blog de posts e mais posts feitos à pressão. Menos ainda é mais, para mim.


Estou numa fase da minha vida em que procuro cada vez mais simplificar. Além disso sinto que a internet tem, mais do que nunca, uma necessidade emergente de personalização, somos todos pessoas, certo? 


Não esqueçamos que os blogs existem porque há pessoas que cuidam deles.


A verdade é que o mundo dos blogs está cada vez mais profissional.  Ser blogger hoje, é diferente de há dez anos atrás e é (finalmente) algo levado muito a sério. Há, por esse motivo, actualmente uma tendência muito grande para os blogs se apresentarem cada vez mais como uma marca. Isto tem levado a que muitos destes bloggers decidam remodelar os seus blogs e optem até por fazer um rebrand total. Os blogues evoluem tal como as pessoas que estão por detrás deles e por vezes surge uma necessidade de mudança e adaptação. Alguma vez tiveram vontade de mudar totalmente o vosso blog, até o nome?

É o que estou a sentir actualmente com o Botão Doce. Os mais atentos já devem ter reparado em nos ajustes em termos de design que tenho feito ultimamente. Para já estou contente com o design que escolhi para esta nova fase e acho que está mais simples e com fácil navegação, mas sinto que ainda não é suficiente… Cada vez mais sinto este espaço como um reflexo da minha pessoa e o nome, Botão Doce, que surgiu por impulso e noutro contexto há cerca de 8 anos, de repente parece já não fazer sentido.

Mudar o nome do blog, pode ser algo arriscado, não acham? Ao mesmo tempo que tenho medo que não resulte, penso também que se o fizer bem, posso conseguir que seja uma ideia vencedora.

É como se estivesse presa num relacionamento com alguém de quem gosto muito, mas por quem já não estou apaixonada. Sinto que o nome Botão Doce, apesar de continuar para sempre no meu coração, já não é capaz de fazer crescer e desenvolver o blog da forma que eu ambiciono. Por isso estou neste dilema, principalmente com o nome do blog, porque para já estou contente com a agenda que estabeleci para as postagens, com os tópicos de conteúdos e também com o design.

Alguém já passou por isto? Sentir que este espaço, o nosso blog, já não se parece connosco e neste caso especifico um nome que já não representa a essência do blog.

- A tua opinião é importante, por isso partilha-a nos comentários no final desde post.


4 comentários:

  1. Admito que estou a passar o mesmo com o meu blogue. Não estou nada satisfeita com vários aspectos no meu cantinho e penso que isso começa a afectar-me. Não és a única a querer mudar para melhor :) mudar o nome do blogue pode ser um pouco arriscado, mas se for necessário avança. O que interessa é tu estares bem contigo mesma, o espaço é teu e és tu que mandas :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o nome do blog é definitivamente um risco... vamos ver.
      Bjinhos ;)

      Eliminar
  2. Se fizer sentido porque não? Quem segue o blog segue pelo conteúdo e não pelo nome, pelo menos é o que acontece comigo... O nome serve para reconhecer não para permanecer. Acho que o importante é que este link (do blog) permita chegar ao próximo link (já com o novo nome) para que quem o siga de posts/mensagens existentes na web consiga encontrar a nova morada do blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o conteúdo ainda é rei. O nome ajuda a reconhecer e a voltar...

      Eliminar