HEALTHY SNACKS - TRUFFLES


Umas das decisões de ano novo, foi tentar optar por uma alimentação mais saudável. Realmente depois dos abusos das festas,  só apetece coisas simples e que pelo menos soem mais saudáveis.

Por isso decidi dedicar esta semana às coisas saudáveis, porque é o que anda na minha cabeça neste momento.

Há muito tempo que queria experimentar fazer estas trufas. Tenho visto várias versões em diferentes blogs de culinária e aparecem também no livro novo do Jamie Oliver, numa versão um pouco diferente.
Pareciam-me super apetitosas mas como não gosto de um dos principais ingredientes, as tâmaras, nunca me aventurei. Recentemente decidi arriscar, porque realmente não tinha nada a perder e, bem NÃO LEVAM AÇÚCAR processado, por isso encaixam na categoria de snacks saudáveis - como sempre não convém comer em excesso porque ainda assim são um pouco calóricas, devido aos frutos secos .

Foram uma agradável surpresa!


De entre os blogs e sites, dedicados à culinária, que sigo gosto muito do Lemonaid. Gosto da imagem, do food styling e claro, das receitas. Quando vi a receita das trufas saudáveis, foi meio caminho para a experimentar. Como sempre acabei por adaptar com o que tinha em casa -  e por isso talvez as minhas trufas não sejam assim saudáveis como as da Joana Limão, mas acho que ficaram nuns bons 90%.

Para mim os lanches da tarde são os mais os difíceis de imaginar, porque o chá pede sempre algo mais. Para não cair em tentações às vezes acompanho o chá uma trufa e é suficiente - outras vezes junto a uma maça pequena e é perfeito. São um lanche saciante, doce o suficiente para esquecer aquela vontade de docinhos a meio da tarde.

Adaptei as quantidades, porque queria  experimentar a receita primeiro. Para a próxima já faço a receita completa.


Receita adaptada para 8 Trufas

1/2 chávena de avelãs
1/2 chávena de  mistura de frutos secos salgados ( amêndoas e amendoins)
4 tâmaras macias sem caroço
1/2 colher de sopa de nibs de cacau
chocolate em pó magro
coco ralado

1. Reservei algumas avelãs inteiras, e comecei por triturar metade dos frutos secos no processador de alimentos que reservei para a cobertura final.

2. Triturei as restantes amêndoas, amendoins e avelãs e juntei as tâmaras sem o caroço. Triturei até estarem bem moídas. Quando formou uma bola de massa juntei os nibs de cacau e voltei a triturar bem. Tal como a Joana indica na receita juntei uma colher de sopa de água, porque a mistura estava um pouco seca, até ficar com a consistência certa.

3. Com as mãos humedecidas, peguei uma porção de massa coloquei no centro uma avelã e formei uma bolinha. Passei as bolinhas pelos frutos secos picados, alternando por chocolate em pó magro e coco ralado.

Recomendo!
Receita adaptada do blog Lemonaid 


2 comentários:

  1. UIIII que bom aspecto!! Tenho MESMO que fazer isto lá em casa. Aposto que vão ser um sucesso! :D

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão boas, mas tão boas que vale mesmo a pena experimentar!

      Eliminar

INSTAGRAM