HOW TO USE YOUR 5 SENSES IN HOME DECOR


Hello! Criar um ambiente aconchegante e especial em casa, pode não ser a coisa mais fácil.
Eu nem sempre estou certa de ter conseguido, mas no geral sinto-me realmente bem com a minha decoração de casa e acho que isso também se transmite a quem nos visita.
Sou da opinião que uma decoração mais ecléctica, mas simples, é mais confortável do que uma muito minimalista e demasiado rígida, mas isso sou eu! Conforto e beleza são dois conceitos muito pessoais, eu acho. 


É muito importante cada um viver a sua casa, viver o seu espaço. Estar atenta e perceber que momentos como o vapor de uma chaleira, o movimento súbito de luz das velas, o aroma que sentimos ao entrar em casa e até aquela mancha de café na mesa, são especiais. Estes pormenores inesperados são belos e absolutamente confortáveis, porque são genuínos. 

Gosto muito por ambientes descomplicados que transmitam vida e personalidade e acho que os cinco sentidos estão directamente relacionados com a criação desses espaços acolhedores e aconchegantes. Ora vejamos:


TACTO - Incorporar na decoração objectos tácteis, coisas que se pode tocar. Objectos encontrados no jardim ou na floresta, como paus e ramos expostos pela casa, transmitem boas vibrações e valem para o look boémio. Plantas naturais são sempre bem vindas, além de serem lindas, filtram o ar e dão vida à casa.  Almofadas macias (para mim muitas nunca são demais!), grossas mantas em lã ou um tapete pesado e fofo transmitem semrpe a sensação de conforto e de “à vontade”. Podes também combinar as texturas de casa com as estações do ano.

VISÃO -  Luz natural, filtrada ou não por cortinas leves, luz artificial com dimmer ou velas acesas em frascos de vidro, cordões de luzes ao longo de uma prateleira ou em cima de uma porta são perfeitos para dar ao espaço um ambiente convidativo. Outras coisas como objectos vintage,  livros de arte antigos, objectos desgastados - nem tudo precisa ser brilhante e novo - proporcionam uma sensação de intemporalidade e geram conforto. Na verdade, sou da opinião que muitas coisas novas no mesmo espaço podem parecer estéreis, sem vida. Colecções de fotos, vasos de cerâmica peculiares, discos favoritos, têxteis empilhados, mini colecções em exposição ou em armários de vidro, contribuem muito para um ambiente com vibrações acolhedoras. Arte e cor são também importantes. Transmitem sensação de conforto e trazem profundidade emocional ao espaço. Eu, por exemplo, não me sinto confortável com cores muito vivas como vermelho por todas as paredes. Vermelho é uma cor demasiado forte para mim. Azul ou verde esmeralda são cores que me acalmam. Mas outros podem ter uma percepção diferente dessas cores. Cada um pode decidir se gosta de uma casa mais colorida ou mais monocromática e ambos podem ser felizes.


OLFACTO – Cozer um bolo, fazer biscoitos e até mesmo pão. Vale tudo. Meus deus, como isto é bom! O cheiro que fica por casa tem tudo para ser acolhedor. Quem gosta de entrar numa casa onde cheira a bolo acabado de sair do forno, ponha a mão no ar?! Mais do que isso, sou daquelas pessoas que me deixo impressionar logo à entrada. Uma casa com um cheiro agradável quando entramos é tudo para mim. Os meus preferidos são os ambientadores em stick da Zara Home (são fenomenais e apesar de serem um pouco caros vale a pena). Também valem as velas aromáticas, os linen sprays e os óleos essenciais, tudo para a tua casa ter o teu cheiro. Outra estratégia é o potpourri de lume brando, que é uma bela maneira de criar um aroma aconchegante e convidativo por toda a casa, especialmente se usares especiarias aromáticas, como canela e cravo. Se querem saber como se faz, digam nos comentários ;).

PALADAR - O paladar e o olfacto trabalham juntos na percepção dos sabores. Existem certos ambientes que naturalmente exploram o paladar como a cozinha, claro. Quando existe uma relação entre olfacto e a visão bem conseguida, podemos fazer aflorar sensações incríveis. Experimenta utilizar uma vistosa cesta de frutas na sala de jantar, ou salpicos de cores que estimulem o apetite como o laranja ou o vermelho.


AUDIÇÃO – A música pode criar todo um ambiente, não acham? Estou neste momento a escrever este post e a ouvir música! Um som agradável ajuda a concentrar, a relaxar, a acalmar, tudo coisas boas! Também transforma um ambiente, seja romântico,  boa disposição ou só companhia. Um gira-discos antigo e uma boa colecção de discos fazem maravilhas, mas algumas playlists no spotify também servem o efeito! Encontrar um equilíbrio entre sons é fundamental na criação de uma casa tranquila. Dizem que os sons que escolhemos para nossa casa determinam a personalidade de cada um. Será?



Muitas vezes esquecemos, ao decorar, que um espaço atraente não apela só ao sentido visual, mas aos outros quatro sentidos também. Por isso é perfeito usar os cinco sentidos quando se quer criar uma casa convidativa e agradável.


Consegues identificar os cinco sentidos na decoração de tua casa? - Deixa a tua opinião aqui em baixo nos comentários.



home tour: no home without you

1 comentário:

  1. Adorei as fotos! I always love abit of home decor inspiration :)

    Check out my blog <3 | ANASOFIACHIC
    @anasofiachic

    ResponderEliminar

INSTAGRAM