EISENHOWER,HOROSCOPE AND PROCRASTINATION



Não sou pessoa de seguir a astrologia, mas tenho sempre aquela curiosidade.
Um deste dias, dei comigo a ler o horóscopo para Setembro na revista online ELLE e fiquei surpreendida com tanta coisa que este mês me reserva. Setembro é um mês de reestruturação, concretização, aprendizagem, amor. Tanto num mês só, quase que sinto que é demais para mim e não consigo processar!!! 


No meio de tanto para absorver e por em acção (!), houve um ponto que me saltou à vista. A minha angústia entre a organização e o caos. É mesmo verdade, a minha vida gira em volta disto desde sempre. Sou organizada mas tenho uma tendência ridícula para a procrastinar e tento contrariar isso ao máximo
Ninguém é perfeito, mas é bom manter uma certa disciplina. 


Como o outono é uma estação de renovação, nada melhor que partilhar convosco a última ferramenta que descobri para manter a minha lista de afazeres organizada.

Caixa (ou método) de Eisenhower, é assim que se chama esta estratégia de organização, que suscitou a minha curiosidade principalmente pela sua simplicidade. 

Este método, criado por Eisenhower, outrora Presidente dos E.U.A., ajuda a avaliar a importância e a urgência dos nossos afazeres, potenciando a acção. Eu às vezes preciso de um empurrão, mesmo!
Funcionou com Eisenhower, será que funciona comigo?


A ideia é simples e consiste em estabelecer prioridades, separando as acções em quatro possibilidades:

Urgentes e importantes (tarefas a fazer imediatamente).
Importantes, mas não urgentes (tarefas que a agendar para fazer mais tarde).
Urgente, mas não importante (tarefas para delegar).
Nem urgentes nem importantes (tarefas a eliminar).

O melhor deste quadro é o que podemos usar tanto para o planeamento das actividades diárias como mensais, por actividade ou por tema. Por isso, não há desculpas, vamos lá entrar em grande nesta nova estação e dizer definitivamente adeus ao ocioso verão. 

Podem imprimir aqui esta versão para vosso uso pessoal ou criar o vosso quadro seguindo esta metodologia.

Boa semana!


Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM