STANDARD BLOG GUIDE


Como autodidata e "geek" amadora do mundo dos blogs, tenho momentos em que me sinto insegura em relação à estética do meu blog. Será que o design actual resulta e o que posso fazer para o melhorar, são questões que por vezes surgem.

Eventualmente, espero que toda esta prática me conduza a um estilo que realmente se encaixará comigo e com a minha marca. Nem sempre é à primeira e pode levar algum tempo e alguns testes mas, estando atenta às escolhas que faço, acabarei por encontrá-lo. De momento estou bastante satisfeita com as minhas opções. É preciso, no entanto, saber resistir à tentação da mudança, pois o design acaba por se vincular ao blog e criar uma imagem própria, o que vai proporcionar aos leitores associar facilmente determinada imagem a determinado blog.

O design do vosso blog, a par do conteúdo, é muito importante, Pensem nele como se fosse a capa do vosso livro! 

Podem, claro, contratar um blog designer para criar algo personalizado ou comprar um template pré-feito. Porquê seguir o caminho mais fácil, quando podemos explorar e partir nós mesmos para a aventura da personalização. Não é de todo fácil, por isso tenho algumas regras simples que aconselho seguir. É importante referir que estas são ideias que tirei da minha própria experiência enquanto “geek blogger”, porque não sou profissional na área, o que no entanto não me impede de as partilhar convosco.


GUIA STANDARD

É importante criar um guia standard, que seja um padrão para o vosso blog. E o que raio é isso? É um exercício gráfico simples, onde se reúnem todas as ideias de design para o blog. É este guia que vai definir a personalidade do blog, facilitar a compreensão do conceito e ajudar a manter a consistência de forma a que todas as peças encaixem facilmente (clica aqui para ver um exemplo de um guia standard ou mood board finalizado). Menos é mais, já sabem! 

ESCOLHA De CORES

Seleccionar 2 a 4 cores principais que reflictam a personalidade do blog. É muito importante manter sempre essa escolha de cores!  O design vai ficar rapidamente inconsistente ao usar uma cor diferente para cada imagem ou pedaço de texto no blog. Além de escolher 2 a 4 cores específicas, devem guardar os seus códigos hexadecimais (código composto de seis caracteres precedido do sinal #) , para facilitar o uso das cores exactas em tudo. Não é necessário tornarem-se especialistas em cores, basta usar sites como este para a escolha das cores favoritas. 

aS FONTES

O guia padrão standard deve ter 2 a 3 fontes para usar em todo o blog. As fontes escolhidas devem encaixar com o conceito e com o que pretendem transmitir a quem lê o blog.

Fonte para títulos Este tipo de letra pode ser aplicado no logotipo e/ou nos títulos dos posts.

Fonte para subtítulos Este tipo de letra deve combinar com o tipo de letra para título e pode ser usado em áreas de título menos importantes, como os títulos de widgets ou como um subtítulo nas imagens.

Fonte do texto Este será o tipo de letra fonte para usar para o corpo de texto nas mensagens, nas páginas, e em qualquer outro lugar que incluir várias linhas de texto.

PADRÕES E FORMAS

São pequenos pormenores que podem fazer a diferença entre os restantes blogs. Usar as mesmas formas e padrões por todo o blog além de facilitar na criação de conteúdos, gera também conforto visual e sensação de consistência.

Posto isto, quem está pronto para entrar no mar do CSS e HTML?!


Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM