FAVORITE HOUSE PLANTS


Há algo especial nas plantas que faz animar qualquer decoração, certo?

No entanto, se forem como eu de todas as plantas que adquiri até hoje, não foram muitas as que se mantiveram durante muito tempo belas e frondosas. Entre todas, as que se aguentaram mais tempo - e que ainda tenho! - estão a hera (1), a língua da sogra (2) e claro as suculentas e catos (3). Fortes, estas plantas. São de baixa manutenção, alta resistência, muito independentes, (quase) impossíveis de aniquilar.


Ando ansiosa por me aventurar com outras plantas e penso que com um pouco de pesquisa, muito amor e carinho e posso ir longe. Da minha pesquisa seleccionei três plantas que acho giríssimas. Grandes e frondosas, causam impacto onde quer que estejam. São elas a costela de adão ou monstera deliciosa (4), a figueira-lira (5) e a árvore da borracha (6). Para já ainda não consegui encontrar nenhuma à venda na área de Lisboa. Alguém sabe onde posso encontrar plantas deste género?

Para já, partilho abaixo a pesquisa que fiz sobre estas plantas, como cuidar,os benefícios...


1.HERA (Hedera helix)
Luz: as variedades de folhas verdes preferem luz intensa e indirecta ou situações de pouca luz. As variedades mais pálidas, precisam de luz mais forte mas também indirecta.
Água: generosamente durante o crescimento. Manter o solo húmido, mas não encharcado durante os meses de inverno. Faz parte do grupo de plantas purificadoras de ar.

2.LÍNGUA DA SOGRA (Sansevieria trifasciata)
Luz: Adapta-se bem a qualquer ambiente, mas prefere um local com muita luz e sem sol direto. É possível habituar esta planta a aguentar algumas horas de sol, mas se estiver junto de uma janela que receba luz do sol forte durante várias horas, as folhas terão tendência a apresentar uma cor mais amarelada.
Água: deixar secar bem o solo entre regas. O solo nunca deve ficar encharcado. No inverno, será suficiente regar uma vez por mês.

3.SUCULENTAS E CACTOS
Luz: estas beldades aguentam bem o calor e podem por isso ficar na zona mais solarenga da casa. 
Água: regar esporadicamente, para que as raízes não apodrecerem. Antes de cada rega o solo deve estar seco ao toque. 

4.COSTELA DE ADÃO (Monstera deliciosa)
Luz: Média a intensa, mas sem sol direto. Aguentam bem a sombra mas o ideal é manter numa luz filtrada. Plantas com pouca luz produzem folhas mais pequenas sem buracos.
Água: deixar secar bem o solo entre regas. 

5.FIGUEIRA-LIRA Ficus Lyrata)
Luz: estas plantas gostam de bastante luz, mas indirecta.
Água: Prefere solos ligeiramente húmidos, mas não encharcados, regulando a quantidade aplicada conforme necessário.

6.ÁRVORE-DA-BORRACHA (Ficus elastica)
Luz: Dá-se bem com luz média, ou num local onde receba diariamente um pouco de sol.
Água: Deixar secar ligeiramente o solo entre regas. Manter o solo húmido no inverno, mas com menos regas. Alguma poda pode ser necessário para reduzir o tamanho da planta. Limpar as folhas com um pano húmido periodicamente. Faz parte do grupo de plantas purificadoras de ar.

São todas lindas. Promovem o bem estar e são de manutenção relativamente simples. Quero muito experimentar pelo menos uma destas três últimas. Alguém sabe onde posso encontrar plantas deste género?
imagens / images - Pinterest 

Sem comentários:

Enviar um comentário