GEOMETRIC AIR DRY CLAY POTS DIY


Esta semana começou com um DIY bem amoroso. Por isso não resisto em partilhar novamente este projeto para um final de semana super criativo.

Um mini vaso, ou taça, muito simples e fácil de fazer. É semelhante a uma série de projetos feitos com massa fimo ou biscuit que tenho visto no Pinterest, mas aqui quis experimentar a massa de modelar que seca ao ar e foi uma feliz experiência.

E claro, escolhi-o para plantar uma mini suculenta! Tem estado a hibernar por algum tempo mas o meu amor por suculentas ainda cá está!
Também podem usar estes vasos ou taças para outras finalidades. Tendo em consideração que este material não é 100% impermeável, tenham em consideração a planta que  vão escolher.



Para este DIY vais precisar de: massa de modelar que seca ao ar (encontram facilmente este material na secção de materiais escolares das grandes superficies), uma faca afiada e uma colher pequena. 

Começa por usar os 250grs de massa de modelar.Inicialmente vai ser necessário usar uma porção maior do material, em relação à peça final. 

Modela a massa em forma de bola. Quanto mais amassares a massa de modelar menos bolhas de ar ela vai formar quando seca. Ao amassar estas a empurrar das bolhas de ar para fora. Molda uma cavidade no centro, com os teus dedos, para que fique como uma pequena taça com laterais grossas e uma boa base.
Deixa secar entre 12 a 24 horas ou até a massa ficar firme. A peça deverá ficar firme mas não totalmente seca. O importante é que fique suave ao corte.
Se a massa ainda estiver muito mole e fica muito agarrada à faca, ao cortar, então o melhor será deixar secar mais um pouco. Quando estiver no ponto certo, é hora de cortar. Apara as laterais e cria formas retas e geométricas. Continua a cortar até obteres o resultado pretendido.
Quando estiver pronto se as aparas que sobram não estiverem demasiado secas ainda consegues aproveitar para fazer outra peça. Caso contrário, este material não é possível guardar, já que ao contacto com o ar ele seca e fica inutilizável. Caso seja necessário alisar as laterais, usa a parte de trás de uma colher pequena que faz o mesmo efeito da ferramenta alisadora para barro. 

Deixa o vaso secar por mais alguns dias. Ele pode levar de 3-7 dias para secar completamente, dependendo do tamanho. Enquanto não estiver totalmente seco tem uma cor cinza que vai mudando para branco quando estiver totalmente seco e sólido. O acabamento deste material deixa alguns pequenos poros semelhantes ao cimento.





DIY realizado em parceria com o blog Doce para o Meu Doce 

Sem comentários:

Enviar um comentário