WHITE CHOCOLATE CUSTARD RECIPE


Hoje é véspera de Natal! Dia de festa, alegria, família e bons momentos.
Já tivemos anos em que, por motivos de força maior, não conseguimos cumprir este dia à regra, mas hoje dou graças por ter todos por perto e bem de saúde. Apesar de tudo, não esquecemos a perda recente dum ente querido muito especial que acompanhou a família durante quase dez anos. Os nossos animais de estimação fazem parte do retrato de família e nunca nos esquecemos deles. Ficam para sempre no nosso coração e faço questão de o recordar aqui. 

Para adoçar o coração e aquecer o espírito a consoada é bem recheada de doces. Entre os tradicionais fritos e o arroz doce, decidi experimentar uma sobremesa diferente e mais fresca,  para alegrar a mesa de Natal. É uma sobremesa estilo trifle, leva pão de ló, chocolate branco, um custard aveludado e frutos vermelhos.Uns dos chefs portugueses que sigo com algum interesse é a Mafalda Pinto Leite e esta receita é do seu site Dias com Mafalda. A receita foi replicada (quase) na íntegra. 




WHITE CHOCOLATE CUSTARD

Serve 8
1 chávena de leite
1 embalagem de natas frescas(120ml)
1 vagem de baunilha ou 1 colher de chá de baunilha (usei extracto de baunilha)
6 gemas de ovo
1/3 chávena de açúcar fino
2 colheres de sopa de maizena
200g de chocolate branco, ralado
1 embalagem de natas frescas batidas


Molho de framboesas
400g de framboesas congeladas (usei frutos do bosque congelados)
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 vagem de baunilha, cortada ao meio em comprimento, sementes (usei extracto de baunilha)
1 bolo tipo pão de ló (do seco)
Framboesas frescas, qb (usei confeitos de açúcar natalícios)
Chocolate branco, extra para decorar


Começe por fazer o custard, aqueça o leite, natas, e baunilha numa panela em lume médio baixo até quente (não deixar ferver).
Numa tigela, bata as gemas, açucar e farinha maizena até obter uma mistura cremosa e sem grumos. Cuidadosamente deite por cima a mistura de leite quente, batendo bem. Volte a colocar na panela e mexa em lume brando por 6 a 8 minutos ou até a mistura estar espessa e cubra a parte de trás de uma colher. Retire do lume.
Junte o chocolate branco ralado, tape e deixe arrefecer. Quando frio, envolva delicadamente as natas batidas.
Para fazer o molho de framboesas. Coloque as framboesas, vagem de baunilha e sementes e o açúcar numa panela media. Aqueça, mexendo, em lume médio até começar a borbulhar. Baixe o lume e continue a mexer até obter um molho espesso. Retire do lume e deixe arrefecer por completo antes de usar.
Arranje um prato para servir a sobremesa de preferência algo transparente com ou sem pé. Parta o pão de ló em fatias, depois corte em pedaços mais pequenos de maneira a caber no prato escolhido.
Comece por colocar metade do pão de ló para criar uma camada de na base do prato, pressione bem. Cubra com metade do custard seguido do molho de framboesas. Finalize com o restante bolo e custard. 
Para servir decorei com raspas de chocolate e confeitos de açúcar natalícios, mas também podem seguir as instruções da Mafalda e decorar com framboesas frescas.

Esta vai direitinha para a consoada!

Feliz Natal!!
É muito Amor!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário