GOLD LEAF BOWLS


Estou no blog  Doce Para o meu Doce com o primeiro DIY deste Outono! 
Um DIY super elegante para um Outono glamoroso!!

Eu tenho um caso de amor com a folha de ouro!! Sou apaixonada por este material de uma forma tal que nem consigo descrever. Podemos transformar objectos vulgares em peças super elegantes num ápice!




A técnica é simples, requer alguma paciência e o acabamento vai depender do resultado final que pretendem. Aqui após o douramento, apliquei uma camada fina de mod podge (clica aqui para a receita de mod podge caseiro), para selar as peças. Podem também usar acabamentos como goma laca ou betume judaico.


Além da folha de ouro, existe também folha de prata e cobre. 


Para este DIY vão precisar de:

- 1 livro de folha de ouro;
- Verniz mordente (solúvel em água) ou siza;
- Tintas acrílicas (solúvel em água);
- Pincel leque;
- Pincel para acrílicos;
- Pó talco;
- Lixa fina;
- Taças em madeira;


Começa por lixar levemente as peças. Como as minhas taças eram envernizadas teve mesmo que ser. 

Depois pinta com as tintas acrílicas toda a peça. Neste caso escolhi branco e preto mas pode ser qualquer cor. Deixa secar bem entre camadas.

Depois de seco, começamos o processo de douramento ou folheação. Aplica uma demão fina de verniz mordente sobre a superfície limpa de pós e seca. Aguarda cerca de 10m ou até ficar transparente. 



Aderência necessária para aplicar a folha de ouro - nem demasiado pegajoso nem excessivamente seco. 
Antes de começares envolve bem as mãos em pó talco (isto vai evitar que a folha de outro se cole as tuas mãos, não queremos desperdiçar nada!). Começa a aplicar a folha de outro, usando o pincel leque, por partes até cobrir toda a superfície pretendida. 


Deixa secar bem. Com a ajuda do pincel leque, remove toda a folha de ouro solta. Guarda esses pedacinhos de folha de ouro, de certeza que os vais utilizar numa outra vez! 



DIY realizado em parceria com o blog Doce para o Meu Doce 

Sem comentários:

Enviar um comentário