HOMEMADE GRANOLA RECIPE


Cresci numa família de fãs acérrimos do pequeno-almoço. Sou uma daquelas pessoas que acorda com fome e que tem obrigatoriamente que tomar o pequeno-almoço. Preciso dessa energia!

Gosto de variar e tenho algumas rotinas diferentes de pequeno-almoço. Há sempre lugar para a clássica torrada integral, com compota ou creme vegetal, acompanhada com leite magro e café de cafeteira ou uma bela chávena de chá. Por vezes escolho um croissant de cereais simples com um café forte, mas é raro. Depois tenho o ovo mexido, que é algo reservado para um domingo mais preguiçoso. A granola é a minha escolha de eleição do momento. É estilo uma trend cá por casa  e até tenho a receita perfeita, que já partilhei no blog Doce para o Meu Doce. Podemos comprá-la mas eu gosto de fazer a minha granola em casa.



GRANOLA CASEIRA

1 chávena de aveia em flocos
3 colheres de sopa de nozes, picadas grosseiramente
2 colheres de sopa avelãs inteiras ou picadas
2 colheres de sopa de amêndoas
1 colher de sopa de mix de sementes (opção)
¾ colher de chá de canela em pó
¼ colher de chá de noz-moscada
¼ colher de chá de flor de sal
⅓ chávena de mel
1 colher de sopa de óleo, azeite ou manteiga (opção)
1 colher de sopa de água ou sumo de maçã

Pré-aquece o forno a 120 graus.
Coloca a aveia, nozes, a flor de sal e a canela numa tigela. Mistura. Combina o mel com a água ou sumo de fruta e junta à mistura de aveia. Podes juntar azeite ou outra gordura, mas eu costumo saltar esta parte. Mexer bem para que fique tudo bem envolvido. Claro que podes juntar açúcar, mas vamos evitar em nome da linha!
Espalha numa bandeja forrada com papel de forno e vai ao forno por 45m, mexendo de vez em quando até ficar dourado. 
Deixa arrefecer e guarda em frascos herméticos.
Brinca com os ingredientes até chegares à tua granola perfeita. Podes juntar sementes de girassol, passas ou fruta desidratada, por exemplo.

Gosto da minha granola com frutas frescas e um montão de iogurte natural. É perfeito para aquelas manhãs famintas. Atenção, que pode ser também um delicioso snack, para levar para todo o lado.


Receita realizada em parceria com o blog Doce para o Meu Doce 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM