INSTAGRAM FOR BUSINESS




Olá, cá estou novamente! 

Hoje vou partilhar convosco um post mais técnico e direccionado para quem procura estratégias de promoção digital. 

Actualmente a área de marketing digital é responsável por uma grande fatia da gestão dos conteúdos digitais das grandes empresas e também dos pequenos negócios. Um estudo recente do IPAM Lisboa, revela que cerca de 94% das organizações utiliza algum tipo de rede social para divulgação e promoção. Existem várias plataformas gratuitas, que podem ser utilizadas para este fim: facebook, youtube, twiter, Instagram.


O instagram é uma rede social gratuita, que apesar de não ser recente, só há relativamente pouco tempo comecei a dar a importância devida. Tudo comecou a fazer sentido quando recentemente tive oportunidade de assistir a um workshop (da Sue B. Zimmerman), sobre o instagram e como usar esta plataforma como uma ferramenta de marketing e ao mesmo tempo nos divertirmos! Nada disto é novo, mas efectivamente são estratégias que podem adoptar para melhorar a visibilidade da vossa marca, diversificando o conteúdo como um meio de ampliar o alcance on-line. Já é sem tempo de começar a encarar esta plataforma de uma forma mais séria, porque ela está cheia de potencial.


Deixo-vos algumas dicas para começarem já hoje a por em prática o vosso plano de marketing através do instagram.

1. Certifica-te que tens uma fotografia de perfil que te represente, seja um avatar ou imagem da tua marca. 

2. Preenche a tua bio, de forma criativa e com todas as informações que consideres relevantes (tens 150 caracteres). Não te esqueças de incluir um link para o teu site/blog.

3. Associa a tua conta instagram ao facebook. Assim podes repartilhar as tuas publicações automaticamente. O instagram permite escolher onde queres publicar, na tua conta e páginas do facebook.

4. Usa hastags (#). Podes criar hastags (#) específicas, como por exemplo, incluir o nome da tua marca/blog. Isto vai fazer com que seja mais fácil para os usuários te encontrarem nas pesquisas. Eu uso #doceparaomeudoce em todas as publicações relacionadas com o Doce Para o Meu Doce , #botaodoce quando partilho algo que têm a ver com o meu blog Botão Doce . Claro que também podem (e devem usar) hastags divertidas! Estas são algumas das hastags mais populares e que são partilhadas por milhares de utilizadores: #love, #instagood, #photooftheday, #ootd (Outfit Of The Day), #regram, #yolo, entre outras.

5. Escolhe os teus filtros favoritos e mantém-te fiel. Os meus filtros de eleição são Valencia e Sierra. O Instagram teve uma actualização recente e bastante interessante no que confere às ferramentas criativas de tratamento de imagem mas existem também algumas apps que se tornam bastante úteis quando as utilizamos em conjunto com esta plataforma. Estas são algumas que gosto e costumo usar: VscocamWord SwagPixlrA Beautiful MessFlipagramRegram.

6. Faz vídeos com o instagram. Experimenta esta função, usando o ícone da câmera para gravar até 15 segundos de imagens. 

7. Partilha imagens de clientes satisfeitos! Utiliza o símbolo @ antes do nome para associar ao utilizador. Se estão no instagram, começa a segui-los para manter o contacto.
8. Uma das melhores maneiras para criar um grande número de seguidores é ter certeza que o público conhece a comunidade por trás da marca. A publicação de fotos das pessoas que dirigem o negócio, humaniza a marca. A imagem de "família" vai muito longe. Especialmente nos pequenos negócios, onde nada constrói melhor a noção de confiança que a sensação de conhecer as pessoas por trás do negócio.

9. Publica conteúdo pessoal! O instagram não precisa de ser 100% dedicado aos negócios! 

O Instagram é um canal poderoso que te permite mostrar aos teus clientes/seguidores o lado pessoal do teu negócio/blog. É uma forma divertida e criativa de promoção, juntado o útil ao agradável, criando um mar de possibilidades de expansão para a vossa marca

Sem comentários:

Enviar um comentário