CLAY PUMPKINS DIY


INGREDIENTES
1 embalagem de pasta de modelar (secar ao ar)
Tinta acrílica cor branca
Tinta acrílica Folkart cor tangerina
Betume judaico Gato Preto
Cera sólida incolor La Pajarita
Pintura metálica La Pajarita cor ouro pálido
Pinceis
Esponja
Pano
Palito
1. Começa por modelar as tuas abóboras, formando uma bola com as mãos. Quando achares que tens a forma da tua abóbora, marca com o palito os veios da abóbora. Coloca um pedaço de madeira ou palito no topo. Deixa secar bem, ao ar.

2. Quando as tuas abóboras estiverem bem secas pinta, usando um pincel suave, com a tinta acrílica na cor branca de forma a cobrir bem toda a abóbora. Deixa secar. Aqui deixei uma com a base branca e na outra dei uma demão de tinta acrílica cor tangerina por toda a peça com o pincel seco*.

3. No passo seguinte, vais usar o betume judaico, que funciona como uma patine, com um pincel de cerdas rijas por toda a peça.  Limpa a peça suavemente com o pano. Se quiseres desvanecer a cor, limpa a peça suavemente com um pouco de cera sólida incolor até ficar como pretendes.

4. Por fim, aplicas com a esponja a tinta metálica na cor ouro pálido, dando leves passagens pela peça até atingir o efeito desejado.

*TÉCNICA DO PINCEL SECO
Usa um pincel espalmado, largo, macio e seco.
Molha-o na tinta ligeiramente, retira os excessos com um pano sem pêlos ou com um papel absorvente, tipo papel de cozinha. Aplica na peça, espalhando bem, conforme a intensidade da cor que queres aplicar. 
Se pretenderes desvanecer a cor, limpa a peça suavemente com o pano ou o papel. A peça vai ficar com zonas mais esbranquiçadas e a cor ficará mais esbatida, ganhando degradés.
Para utilizar patines de outros tons, deixe secar a primeira, pois as patines tal como a tinta acrílica misturam-se, criando tons nem sempre desejados.

Sem comentários:

Enviar um comentário